Aparecida estrutura mais de 100 novos leitos hospitalares para Covid-19

Município pode chegar a ter 20 novas vagas de UTI e 86 de enfermaria. Elas entram em funcionamento gradativamente, conforme demanda

Leitos de UTI no HMAP | Foto: Guilherme Cardoso/IBGH

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está estruturando mais de 100 novos leitos hospitalares exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19. O prefeito Gustavo Mendanha, preocupado com os altos números de contaminados faz um alerta a população, já que as taxas de ocupação de leitos está em quase 90% no município por vários dias consecutivos.

“Hoje, como prefeito, contribuo com a parte que cabe ao poder público e estruturo 100 novos leitos. Porém, lembro que se vocês não ajudarem, ainda perderemos muitos pais, avós e filhos. Um descuido bobo pode custar a vida de quem você ama”, afirmou.

Aparecida passa a ter 140 leitos de UTI e 181 de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. São 122 UTI’s no Hmap e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura. Já os leitos de enfermaria estão distribuídos em 55 no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 86 no Centro Municipal de Especialidades. Antes da pandemia, a rede pública da cidade contava com 63 leitos de UTI para atender as demandas do município, eles também continuam funcionando.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, relembrou que desde o início investiram na testagem em massa, no monitoramento dos doentes pela Central de Telemedicina, além dos exames laboratoriais a cada 48h e empréstimos de oxímetros.

“Abrimos também 240 leitos hospitalares. Tudo isso nos proporcionou superar a primeira onda de forma mais segura. Porém, hoje enfrentamos o pior momento da pandemia. As novas linhagens do Coronavírus são mais transmissíveis e agressivas. Precisamos da compreensão e empatia de todos, caso contrário tudo o que fizermos não será suficiente”, completa o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.