Ao receber prêmio, Mendanha reafirma que investirá “pesado” em tecnologia

Projeto da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, “Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes” conquistou três troféus 

O prefeito (ao centro) comemora a premiação | Foto: divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu, na noite da última terça-feira (23/5), o prêmio Inovacidade 2017, em Curitiba (PR). Gustavo Mendanha (PMDB) esteve na capital paranaense na solenidade realizada pelo Instituto Smart City Business America, que reconheceu, publicamente, a relevância do projeto nominado pelo prefeito como “Cidade Inteligente”, mas formalmente conhecido como “Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes”.

Foram premiadas 16 cidades de diferentes países da América Latina. Aparecida de Goiânia levou o prêmio nas categorias “Tecnologia e Inovação”, “Cidades Colaborativas e Sustentáveis” e “Sociedades Inteligentes”. A premiação ocorreu durante a 5ª edição do Smart City Business America Congress & Expo, evento que os organizadores classificam como “o mais importante sobre cidade inteligente” e que contou com a participação de líderes empresariais, autoridades governamentais e dezenas de prefeitos de diversas regiões do País.

“Este prêmio demonstra nosso compromisso com Aparecida de Goiânia; nosso compromisso em transformá-la numa cidade mais inteligente, empreendedora, eficiente. E também reforça o nosso objetivo de prepará-la cada vez mais para o futuro”, disse o prefeito, destacando ainda que está cada vez mais convicto da importância dos investimentos em tecnologia ao longo de sua gestão.

Mendanha confirmou que, em breve, o projeto capitaneado pela Prefeitura de Aparecida e que já foi apresentado aos seus secretários será minuciosamente detalhado à imprensa, aos diversos segmentos da sociedade civil organizada e à população em geral. O prefeito antecipou, contudo, que o “Cidade Inteligente” colocará à disposição do poder público ferramentas tecnológicas que modernizarão e que irão melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população.

Para viabilizar o projeto, o prefeito fez questão, inclusive, de mencionar recente reunião de trabalho que teve com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD-SP), em Brasília (DF), quando solicitou apoio por meio da liberação de recursos, do compartilhamento de experiências e da transferência de conhecimento e expertise. O encontro ocorreu no dia 16 de março último.

“Estamos falando de algo amplo e ao mesmo tempo robusto, com seis eixos norteadores, que abarcará desde a inclusão digital, com oferta de internet aos moradores de Aparecida, entre outras tantas iniciativas, a investimentos em ações como de videomonitoramento que contribuirão para melhorar a segurança, ainda que de responsabilidade do Estado, em nossa cidade. Neste contexto, áreas como Saúde e Educação também são prioridades. Vamos investir maciçamente em tecnologia”, enfatizou o prefeito.

“Nós temos a determinação de desenvolvermos este projeto em Aparecida e começamos muitíssimo bem, com um reconhecimento deste porte aqui em Curitiba”, comemorou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Cleomar Rocha.

Também acompanharam o prefeito a primeira-dama Mayara Mendanha, titular da Assistência Social, e os secretários Cleomar Rocha (Ciência, Tecnologia e Inovação), André Rosa (Fazenda) e Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle).

“Estamos ainda mais motivados a continuar a construção da cidade que queremos. Aparecida vai continuar se transformando. E todo este nosso esforço é para, acima de tudo, dar qualidade de vida a cada um dos moradores deste município”, enfatizou Gustavo Mendanha. “Agradeço a toda a minha equipe e àqueles que têm acreditado no nosso projeto. Parabenizo todos os servidores, em especial os da Secretaria de Ciência e Tecnologia”, acrescentou.

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.