Anápolis define protocolo de vacinação para doses da vacina Aztrazeneca/Oxford

Mais de 4 mil doses serão utilizadas na imunização de profissionais de saúde, seguindo orientações do Ministério da Saúde e governo estadual

Começa vacinação de profissionais de saúde em Anápolis. │Foto: Divulgação

As doses da vacina AstraZeneca/Oxford que chegaram em Anápolis nesta segunda-feira, 25, já começam a ser utilizadas hoje pela Prefeitura. Um levantamento do número de profissionais de saúde foi realizado em hospitais públicos e privados, além de clínicas especializadas instaladas em Anápolis, afim de atender o maior número de trabalhadores da área.

As vacinas serão encaminhadas às unidades diariamente, sob a responsabilidade de cada instituição, que fará uma prestação de contas diária de todas as doses aplicadas. O procedimento de vacinação também será sempre acompanhado por um representante da gerência de imunização do município. A expectativa é de que as doses da Oxford devem bastar para atender este público-alvo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa) definiu qual seria a ordem de prioridade entre os profissionais de saúde da cidade da seguinte maneira:

  • Trabalhadores de unidades de saúde público e privados com atendimento exclusivo Covid-19;
  • Trabalhadores de unidades hospitalares de saúde público e privado não exclusivos Covid-19;
  • Trabalhadores de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e Serviço Móvel de Urgência (SAMU);
  • Trabalhadores de unidades básicas de saúde seguindo critério de risco (acima de 60 anos e, posteriormente, funcionários com fatores de risco definidos pelo Ministério da Saúde, a depender de disponibilidade de doses)

A mesma regra vale para profissionais de saúde das unidades com maior risco de contaminação (laboratórios e clínicas que realizam exames específicos para Covid-19). Em seguida, será realizada vacinação dos demais profissionais de saúde, conforme disponibilidade de doses.

Anápolis tem direito a 4,1 mil doses nesta primeira leva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.