Agrodefesa adota medidas de flexibilização em eventos pecuários

Organizadores devem tomar medidas de prevenção para evitar a disseminação da Covid-19

Medidas tomadas com início da pandemia serão revogadas por Agrodefesa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) adotou nesta segunda-feira, 26, medidas visando flexibilizar as medidas de prevenção ao novo coronavírus em eventos pecuários. A medida abrange leilões, feiras, exposições, rodeios e competições equestres, entre outros.

A Agrodefesa usa como justificativa o contexto a queda o número de mortes e contaminações no estado de Goiás para flexibilizar as medidas de segurança sanitária nestes eventos. Vale destacar que os últimos dados do Painel Covid-19 do Governo de Goiás, 1.587 novas contaminações foram registradas no estado.

Através da Portaria nº 540/2020, foram revogadas restrições estabelecidas pelas portarias nº 281 e 452, ambas de 2020. Medidas como a fixação do número de participantes, a proibição de venda de bebidas alcóolicas e alimentos preparados no local, o distanciamento entre as mesas, dentre outras, que seguiam as determinações dos serviços de saúde.

Protocolos

O presidente da Agrodefesa, José Essado, explica que, embora as medidas de restrição tenham se flexibilizado, é obrigatório que os organizadores cumpram os protocolos sanitários relativos ao enfrentamento da Covid-19, recomendados pela Secretaria de Saúde do Estado e pelas secretarias de Saúde dos municípios onde os eventos são realizados.

A agência afirma também que continuará fiscalizando condições sanitárias, atestados de vacinação e exames negativos de doenças exigidos em cada categoria animal e a exigência de Guias de Trânsito Animal (GTAs). Além disso, segue a obrigatoriedade do comunicado dos eventos pecuários com antecedência à Agrodefesa, bem como o registro das entidades promotoras junto à Agência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.