Cláudio Dalledone Junior, advogado conhecido por defender Dr. Jairinho no caso da morte do menino Henry Borel, foi condenado a 11 anos de prisão.

A sentença, dada pelo juiz Leonardo Marcelo Mounic Lago da 1ª Vara Criminal do Paraná nesta sexta-feira, 5, envolve outros 13 réus em um processo de desvios de indenizações de pescadores em Paranaguá, litoral do Paraná.

Dalledone foi condenado por associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Apesar da sentença, ele poderá recorrer da decisão em liberdade, utilizando tornozeleira eletrônica.

As investigações revelaram que o grupo criminoso era liderado pelo juiz aposentado Hélio Tsutomu Arabori, o cartorário Ciro Antônio Taques, o servidor público Arival Tramontin Ferreira Júnior e o advogado Marcos Gustavo Anderson.

Eles foram acusados de se apropriar ilegalmente das indenizações pagas pela Petrobras a pescadores afetados por desastres ambientais ocorridos entre 2001 e 2004 em Paranaguá.

Dalledone, atuando como representante do grupo, estava ciente dos esquemas milionários de corrupção, o que levou à sua inclusão no processo, conforme apontado pelo Ministério Público do Paraná.

Leia também: