Acieg Jovem lança site anti-corrupção. Portal oferecerá central de denúncias em parceria com MP
08 dezembro 2014 às 16h31
COMPARTILHAR
Queixas serão feitas anonimamente, sendo posteriormente repassadas aos órgãos responsáveis. Iniciativa integra campanha da ONU de combate à corrupção
Os cidadãos goianos contarão a partir desta terça-feira (9/12) com uma nova ferramenta no combate à corrupção. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) Jovem, em parceria com outras entidades, irá lançar nesta data o portal “Olhos da Sociedade”, “uma central de denúncia, conscientização e participação social”, assim como define o órgão.
O mecanismo funciona da seguinte maneira: anonimamente, o cidadão poderá denunciar práticas ilegais envolvendo atos de corrupção. As denúncias serão encaminhadas para os órgãos responsáveis por apurar cada caso, tais como a polícia, Ministério Público, corregedorias, tribunais, entre outros.
Leopoldo Veiga Jardim, presidente da Acieg Jovem, destaca a relevância da medida frente ao combate à corrupção. “Temos a convicção que muitos servidores públicos, honestos e inconformados com o que presenciam no dia a dia, encontrarão no portal Olhos da Sociedade uma oportunidade de denunciar. Os órgãos de investigação receberão as denúncias e serão cobrados pelos resultados, para, se comprovado, levar a público e estimular mais e mais a sociedade a ajudar nesta grande rede”, afirma Veiga Jardim.
A iniciativa será tema de um debate sobre o combate à corrupção, no início do próximo ano. Na ocasião, integrantes das Organizações das Nações Unidas (ONU) irão ministrar palestras sobre o tema.
Amanhã, 9 de dezembro, mesma data em que o portal será lançado, é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção. O portal “Olhos da Sociedade”, de iniciativa da associação goiana, integra a campanha da ONU, intitulada “Zero Corrupção – 100% Desenvolvimento”, que foca justamente nos efeitos corrosivos da corrupção sobre o desenvolvimento social e humano.