Ação para prevenção de câncer de mama é realizada em Acreúna

08 novembro 2021 às 21h11

COMPARTILHAR
Unidade móvel atenderá mulheres para realização mamografia. Câncer de colo de útero também é alvo do programa

A uma ação para prevenir o câncer de mama e de colo de útero começou a ser realizada, nesta segunda-feira (8), na cidade de Acreúna. Cerca de 400 exames serão realizados em pacientes da cidade.
A auxiliar de escritório Kerli Rezende da Silva Arantes, de 42 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas na mamografia. Casada e mãe de dois filhos, ela se inscreveu assim que soube da ação. “É muito melhor para nós esse tipo de serviço aqui. Não precisamos deixar a cidade para ir fazer em outro lugar”, contou Kerli.
De acordo com o secretário de saúde de Acreúna, Aparecido dos Santos Lima, as mulheres de acreúna precisam ser levadas para realizar o exame em Rio Verde. Pela dificuldade, muitas ficam sem realizar a mamografia. “É o transporte para outra cidade, a agenda das pessoas ser casada com a agenda da clínica, a disponibilidade de vagas”, explicou Aparecido dos Santos.
A ação
Foi instalada uma Unidade Móvel, chamada de Carreata da Prevenção, na cidade de Acreúna. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde e percorre os municípios afeitos à Policlínica Estadual da Região Sudoeste, Quirinópolis. Os exames são realizados gratuitamente, mas necessita de agendamento. A mamografia e o exame de colo uterino começaram a serem feitos na última semana e prosseguirá nos próximos dias.

Na manhã desta segunda-feira (8), o prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal fez a abertura dos trabalhos. O chefe do executivo municipal adiantou que, já na próxima semana, a cidade irá requerer novamente a visita da carreta para reduzir a fila de espera por mamografias.
Acreúna
A cidade é localizada a 150 km de Goiânia. Com pouco mais de 22 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, o município conta com quase mil mulheres em idade para realizar o exame. A coordenadora de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Lunayra Ataídes, frisou a importância da ação. “(É) uma comodidade e um conforto maior a nossas usuárias. Somos sabedores que a mamografia é imprescindível para diminuir a taxa de mortalidade pela doença, pois com a mamografia é possível a detecção precoce que salva vidas”, apontou Lunayra.