Ação para prevenção de câncer de mama é realizada em Acreúna

Unidade móvel atenderá mulheres para realização mamografia. Câncer de colo de útero também é alvo do programa

Ação atende mulheres no município de Acreúna para fazer mamografia. | Foto: Divulgação

A uma ação para prevenir o câncer de mama e de colo de útero começou a ser realizada, nesta segunda-feira (8), na cidade de Acreúna. Cerca de 400 exames serão realizados em pacientes da cidade.

A auxiliar de escritório Kerli Rezende da Silva Arantes, de 42 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas na mamografia. Casada e mãe de dois filhos, ela se inscreveu assim que soube da ação. “É muito melhor para nós esse tipo de serviço aqui. Não precisamos deixar a cidade para ir fazer em outro lugar”, contou Kerli.

De acordo com o secretário de saúde de Acreúna, Aparecido dos Santos Lima, as mulheres de acreúna precisam ser levadas para realizar o exame em Rio Verde. Pela dificuldade, muitas ficam sem realizar a mamografia. “É o transporte para outra cidade, a agenda das pessoas ser casada com a agenda da clínica, a disponibilidade de vagas”, explicou Aparecido dos Santos.

A ação

Foi instalada uma Unidade Móvel, chamada de Carreata da Prevenção, na cidade de Acreúna. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde e percorre os municípios afeitos à Policlínica Estadual da Região Sudoeste, Quirinópolis. Os exames são realizados gratuitamente, mas necessita de agendamento. A mamografia e o exame de colo uterino começaram a serem feitos na última semana e prosseguirá nos próximos dias.

Carreata da Prevenção é realizada em Acreúna. | Foto: divulgação

Na manhã desta segunda-feira (8), o prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal fez a abertura dos trabalhos. O chefe do executivo municipal adiantou que, já na próxima semana, a cidade irá requerer novamente a visita da carreta para reduzir a fila de espera por mamografias.

Acreúna

A cidade é localizada a 150 km de Goiânia. Com pouco mais de 22 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, o município conta com quase mil mulheres em idade para realizar o exame. A coordenadora de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Lunayra Ataídes, frisou a importância da ação. “(É) uma comodidade e um conforto maior a nossas usuárias. Somos sabedores que a mamografia é imprescindível para diminuir a taxa de mortalidade pela doença, pois com a mamografia é possível a detecção precoce que salva vidas”, apontou Lunayra.

Uma resposta para “Ação para prevenção de câncer de mama é realizada em Acreúna”

  1. Avatar Edvaldo disse:

    Aproveitando o espaço, O macramê é uma técnica de costura muito antiga sem usar nenhuma ferramenta, apenas as próprias mãos. Conquiste sua independência financeira por aprender esta técnica em um curso que cabe no seu bolso! Acesse https://bit.ly/TecnicaMilenarMacrame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.