Ação do MPDFT que apura crimes na contratação de UTIs faz busca e apreensão em Goiás

Foram expedidos 61 mandados para cumprimento em cidades de seis estados e no Distrito Federal

Operação Ethon. | Foto: divulgação

A Operação Ethon foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (18), para apurar crimes em contratação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). A ação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumpriu 61 mandados de busca em apreensão em seis estados e no Distrito Federal. Além de Goiás, a investigação envolveu estados do Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

A investigação, conduzida pelo MPDFT, revelou um esquema instalado no Iges-DF que resultou no desvio de milhões de reais em dois contratos destinados ao fornecimento emergencial de leitos de UTIs. As irregularidades teriam ocorrido no período entre março e outubro de 2020.

As empresas contratadas foram a DOMED e a Organização Aparecidense de Terapia Intensiva (OATI). As duas são responsáveis por 80 leitos de UTIs, 50 no Hospital Regional de Santa Maria, 20 no Hospital de Base e 10 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião.

Além de superfaturamento, as investigações apontaram que as empresas não forneceram insumos, medicamentos e mão de obra em quantidade e qualidade exigidos. A consequência foi altíssimas taxas de mortalidade nos leitos de UTIs de alguns hospitais administrados pelas responsáveis.

Para o cumprimento dos mandados, o MPDFT teve apoio da Policial Civil do Distrito Federal, dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos estados envolvidos e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE/PCSP).

Abaixo, fotos da apreensões da operação do MPDFT, em Goiânia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.