15º Festival Italiano de Nova Veneza começa na quinta-feira, dia 6

Cerca de mil pessoas trabalham a todo vapor para a realização do festival desde o início do ano

Foto: Divulgação

Considerado um dos maiores festivais gastronômicos do país, o 15º Festival Italiano de Nova Veneza será realizado entre os dias 6 e 9 de junho. Nesta edição, a festa que reúne gastronomia, arte, música e cultura italiana terá o apoio oficial da embaixada Italiana no Brasil, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diversas empresas parceiras.

A Cantina da Nova, cozinha oficial do evento, lança novidades em seu cardápio como o macarrão à carbonara e também oferecerá sucos, vinhos e espumantes da Vinícola Aliança, da Serra Gaúcha. Também oferecerá a tradicional polenta frita, o petisco mais celebrado dos italianos, além massas, lasanhas, nhoques, entre outros pratos, cujos preços custam a partir de 20 reais. Em todo circuito, haverá cerca de 40 estandes, entre cantinas instaladas com cardápios diversificados, que incluem também cafés e sobremesas, e artesanato

Música e religiosidade

Os cantores Ana Paula Drigo e banda, Andrea Scognomiglio, Martinez Chiovato, Amanda Giovanna, a dupla Heber e Alex, e o coral Toscanelli, da Associazione Italiana di Goiás (Aigo), são algumas das principais atrações musicais desta 15ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Eles prometem animar o público revisitando a música italiana.

A religiosidade é outra forte influência trazida pelos imigrantes italianos, que são berço da Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso, o Festival Italiano de Nova Veneza inicia sempre com uma missa celebrada em português e em italiano, marcada para quinta-feira, 6 de junho, a partir das  das 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da comunidade.

2ª edição da Mostra de Cinema Italiano

Evento gastronômico e cultural terá uma mostra de cinema italiano, na qual serão exibidos quatro longas-metragens contemporâneos, que permitem apreciar a qualidade do trabalho de diretores, roteiristas, figurinistas e demais profissionais da indústria cinematográfica da Itália; produções são cedidas pela Embaixada Italiana no Brasil, que é apoiadora oficial do festival. As sessões estão marcadas para sábado, 8, e domingo, 9, no Centro Cultural Pedro Peixoto. A entrada é gratuita e os filmes serão legendados.

Aula Show de italiano acontece no sábado, 8

Novidade na programação deste ano, a atividade será aberta a pessoas de todas as idades. Em clima de descontração, terá até música para quebrar o gelo e acontecerá no sábado, 8 de junho, no Centro Cultural Pedro Peixoto, das 15h às 16h. O aulão tem entrada gratuita e aberta para todos os públicos, desde crianças a idosos. A aula será ministrada por professores da PUC Idiomas, na parceria que o centro de línguas da PUC Goiás. Não será necessária inscrição prévia. Basta entrar e participar da aula.

Exposição fotográfica

O fotógrafo paraibano Francisco Andrade fará a exposição fotográfica Cenas Venezianas, com imagens extraídas de livro de mesmo nome que ele publicou sobre o Carnaval de Veneza, uma tradição italiana mantida desde o século XVI.

Literatura

Os idealizadores do festival de Nova Veneza, o empresário Oswaldo Stival e a esposa Edith Stival, participarão de uma rodada de autógrafos durante o lançamento do livro O amor em uma Nova Veneza: a história de Oswaldo e Edith. Junto com os autores da obra, Gercyley Batista, Alberto Araújo e Alessandro Stival (neto dos biografados), o casal receberá visitantes da festa no dia 6 de junho, logo após a missa de lançamento do festival, a partir das 20h30. O livro conta a trajetória dos descendentes de italianos e criadores da festa gastronômica e cultural que estão juntos há 64 anos, além de contar a história de Nova Veneza, cidade que sedia o maior festival italiano do Brasil. Os livros ficarão expostos até o dia 9 de junho.

Panelaço

O final do Festival Italiano de Nova Veneza sempre acontece o contagiante panelaço.  As cozinheiras das cantinas e demais organizadores da festa realizam o tradicional panelaço ao som da tradicional Tarantella Napoletana.  Todos saem pelo circuito com tampas, panelas, colheres, compondo com suas batidas um enredo alegre para festejar mais um desafio cumprido: servir com amor e sabor mais de 110 mil visitantes esperados para o evento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.