Os resultados do Censo de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a população da cidade de Trindade cresceu cerca de 37% nos últimos 12 anos, chegando a 142.431 mil habitantes. Todos os anos, a cidade recebe uma população flutuante de mais de 3 milhões de visitantes à Romaria do Divino Espírito Santo. Muito deste fenômeno está ligado ao fortalecimento da economia local que passou a atrair mais moradores.

Conforme apontado pela Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária de Trindade (Seplanh) em 2010, Trindade registrou o PIB per capita de R$9.843,97. Já em 2020, o índice registrou a marca de R$18.593,29, um aumento de quase 50% no comparativo.

Com essa expansão, a cidade ficou colocada na 9ª posição em termos de população no estado de Goiás, e em 16ª posição na região Centro-Oeste. Por estar localizada a apenas 25 km de distância de Goiânia, Trindade investiu em sua economia, atraindo moradores que desejam de fato viver no município.

Um dos avanços foi a criação de um polo industrial, às margens da GO-060, com cerca de 40 empresas, além de outras 60 empresas de médio porte fora do polo. No comércio, programas de qualificação profissional em parceria com o governo estadual, treinamentos para lojistas oferecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Trindade (CDL).

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços de Trindade informa que a cidade tem aumentado sua arrecadação em razão do aumento dos empreendimentos comerciais registrados na cidade. O crescimento de lojas, conveniências e franquias nacionais podem ser constatados por um giro nos endereços de urbanização. O fato tem gerado novos empregos e está reduzindo a dependência dos moradores de Goiânia. “No primeiro semestre de 2023 nós tivemos um superávit de 700 vagas de empregos formais”, informa José Maria Vieira, ao enfatizar que o município tem investido em treinamentos, capacitação e qualificação para os lojistas.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária de Trindade (Seplanh), a cidade tem melhorado seus serviços nas áreas de educação, saúde e turismo. “O município agora abriga instituições de ensino, como a Faculdade e o Colégio Aphonsiano, a Fundação União de Goyazes, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Federal de Goiás (IFG). E, na saúde, a Vila São José Bento Cottolengo é referência em reabilitação. Com mais estrutura, existem mais oportunidades para todos”, diz Sérgio Pinheiro, técnico da secretaria.

Na área imobiliária, a cidade recebe lançamentos para diferentes perfis, desde moradias enquadradas no programa Minha Casa, Minha Vida a empreendimentos para público de maior poder aquisitivo. Um dos próximos lançamentos será o Santíssimo, condomínio horizontal desenvolvido pela Aoka Urbanismo. A empresa foi fundada por Adriano Artiaga, reconhecido por seu amplo conhecimento acerca da segurança jurídica dos negócios imobiliários. Para a cidade, a empresa está preparando um projeto com inspiração em países desenvolvidos, com equipamentos para trazer ainda mais bem-estar aos futuros moradores. “Esta é a única cidade da região metropolitana que permanece com suas raízes culturais e históricas. Esta identidade é muito valorizada pelos goianos e nós queremos oferecer o melhor para quem escolhe lá viver”, comenta Adriano Artiaga.

Leia também: