Governo Federal anuncia a construção da ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA)

Informação foi divulgada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e a previsão é de que a obra esteja pronta no segundo semestre de 2022

Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas | Foto: Wilson Dias (Agência Brasil)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou, pelo twitter, a retomada das obras da ponte interestadual que vai ligar o Tocantins ao Pará. O governador Mauro Carlesse (DEM) replicou a publicação comemorando a notícia. As obras estavam paradas devido a uma disputa judicial, mas a autarquia obteve decisão favorável para iniciar os serviços. Demanda antiga da população dos dois Estados, a estrutura contará com 1.720 metros de extensão e será a maior ponte do Tocantins e está orçada em aproximadamente R$ 157 milhões. A previsão de entrega é em setembro de 2022.

Atualmente, todos os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem à outra do rio Araguaia, só podem fazê-lo por meio de balsa, o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.

Segundo o governo federal, a BR-153/PA/TO é um importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia. A construção da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, pois facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.