Carregadores de carros elétricos podem causar incêndios se instalados incorretamente; veja orientações dos Bombeiros
11 agosto 2026 às 19h06

COMPARTILHAR
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) divulgou, nesta terça-feira, 11, orientações de segurança para a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos. As recomendações buscam prevenir acidentes provocados por instalações inadequadas, como sobrecargas, curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios.
Com o crescimento da circulação de veículos elétricos, estações de recarga têm se tornado mais comuns em residências, condomínios, estabelecimentos comerciais e estacionamentos. Segundo a corporação, a instalação desses equipamentos deve ser realizada por profissionais habilitados e seguir as normas técnicas de segurança.
Em vídeo divulgado pelo CBM-GO, a sargento Maria apresenta cinco cuidados que devem ser observados na instalação e utilização dos equipamentos.
Circuito exclusivo e proteção contra choques
A primeira orientação está relacionada à instalação elétrica. Cada estação de recarga deve possuir circuito exclusivo, com disjuntor destinado à proteção contra sobrecorrente e dispositivo DR, utilizado para reduzir o risco de choques elétricos.
Segundo os Bombeiros, a estação não pode ser ligada diretamente aos bornes do disjuntor do padrão de entrada.
Desligamento de emergência
Outro cuidado é garantir um ponto de desligamento manual próximo ao carregador. A orientação é que ele esteja localizado a uma distância máxima de cinco metros da estação.
Em locais que possuem vários pontos de recarga, deve haver também um dispositivo de desligamento geral instalado próximo às entradas ou escadas.
Sinalização deve ser visível no escuro
A chave de desligamento precisa ser devidamente identificada. A sinalização deve conter a inscrição “S.A.V.E. – Desligamento do Sistema de Alimentação de Veículo Elétrico”.
A placa também deve ser fotoluminescente, permitindo sua identificação mesmo em situações de baixa luminosidade ou falta de energia.
Bombeiros recomendam instalação em áreas externas
O local escolhido para instalar o carregador também exige atenção. A recomendação é que as estações sejam posicionadas, preferencialmente, em áreas externas à edificação principal e disponham de ventilação permanente.
Os equipamentos não devem ser instalados em corredores ou rotas de fuga. Nos locais que possuem apenas uma saída, é necessário manter distância mínima de cinco metros entre a estação e a passagem.
O CBM-GO reforça que o cumprimento das normas de instalação é essencial para reduzir riscos à população e ao patrimônio diante da expansão do uso de veículos elétricos.
Leia também:
UEG abre inscrições para o Vestibular 2027 com 4,3 mil vagas; veja os cursos oferecidos
Bolsa Atleta abre inscrições em Anápolis; veja modalidades e quem pode participar


