Uma carreta de saúde da mulher que oferece exames e consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está atendendo pacientes em Goianápolis, a cerca de 30 quilômetros de Goiânia. A unidade móvel oferece mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, biópsias e consultas com especialistas.

A estrutura será visitada nesta sexta-feira, 21, às 14h, pelo diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, e pelo superintendente do Ministério da Saúde em Goiás, Lucas Vasconcellos.

O atendimento é destinado exclusivamente a pacientes previamente agendadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Após a realização dos exames, as mulheres passam por avaliação de especialistas, que orientam sobre as próximas etapas do tratamento ou acompanhamento dentro da rede pública.

A iniciativa busca ampliar o acesso a exames de diagnóstico e reduzir o tempo de espera para procedimentos relacionados à saúde da mulher.

Obras do Novo PAC

Após a visita à carreta, os representantes do Ministério da Saúde acompanham, a partir das 14h30, obras de construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Goianápolis financiadas com recursos do Novo PAC.

As unidades estão sendo construídas em diferentes regiões do município e devem ampliar a capacidade de atendimento da atenção básica.

A agenda segue para Abadiânia, onde, às 16h30, serão visitadas as obras de uma nova UBS e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), também financiadas pelo Novo PAC.

Os investimentos integram a estratégia do governo federal de ampliar e modernizar a infraestrutura da rede pública de saúde. As UBS são responsáveis por concentrar atendimentos da atenção primária, enquanto os CAPS oferecem acompanhamento especializado em saúde mental.

A visita dos representantes do Ministério da Saúde ocorre no momento em que os municípios acompanham a execução das obras e a aplicação dos recursos destinados pelo programa federal.

Serviço

Goianápolis – Carreta da Saúde da Mulher
Horário: 14h
Local: Rua Teófilo José dos Santos, QD 08, Centro

Goianápolis – Obras de UBS
Horário: a partir das 14h30
Locais:

  • Rua Alameda Pingo de Ouro e Alameda das Rosas, s/n, Bairro Jardins do Lago
  • Avenida São João, Lote 03, Quadra 10, Vila Nossa Senhora de Fátima, Setor Central

Abadiânia – Obras de UBS e CAPS
Horário: a partir das 16h30
UBS: Rua 22, Quadra 10, s/n, Bairro Lindo Horizonte
CAPS: Rua 07, Quadra 15, s/n, Bairro Lindo Horizonte

Leia também:

Aparecida terá 34 pontos de vacinação no Dia D neste sábado; veja locais