Aparecida terá 34 pontos de vacinação no Dia D neste sábado; veja locais
20 agosto 2026 às 14h49

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza neste sábado, 22, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2026. Ao todo, serão 34 pontos de atendimento espalhados pelo município, com prioridade para crianças e adolescentes menores de 15 anos que estejam com vacinas atrasadas ou com o esquema de imunização incompleto.
A campanha teve início em 3 de agosto e segue até 1º de setembro. Durante o período, a população também pode procurar as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30.
Além dos pontos que funcionarão no sábado, o Aparecida Shopping terá atendimento nesta sexta-feira, 21, e no sábado, 22, das 10h às 17h.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a mobilização busca facilitar o acesso das famílias à vacinação.
“Vacinar é uma responsabilidade compartilhada e uma das formas mais efetivas de proteger a população contra doenças preveníveis. Nosso trabalho é aproximar o serviço das famílias e garantir que, sobretudo nenhuma criança ou adolescente, deixe de receber uma vacina por falta de informação ou acesso”, afirmou.
Caderneta será conferida pelas equipes
Durante o atendimento, os profissionais de saúde vão conferir a caderneta de vacinação e os registros disponíveis nos sistemas oficiais. A partir da análise do histórico individual, poderão ser iniciados, completados ou atualizados os esquemas vacinais.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que pais ou responsáveis levem a caderneta da criança ou do adolescente. Caso o documento não esteja disponível, os profissionais poderão consultar os registros existentes nos sistemas. “Não é preciso esperar o Dia D. Quem estiver com a vacinação atrasada deve procurar uma sala durante a semana, levando a caderneta para avaliação e orientação”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Hérica Leguizamon.
Entre as vacinas que podem ser aplicadas estão as que protegem contra poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, meningites, hepatites, febre amarela, influenza, Covid-19, HPV e dengue, conforme a idade, o histórico vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
A coordenadora de Imunizações e Rede de Frio, Renata Cordeiro, explica que a aplicação das doses segue uma avaliação individual. “A equipe avalia individualmente o histórico e identifica o que realmente precisa ser feito. Assim, é possível completar esquemas e atualizar a proteção sem aplicar doses desnecessárias”, afirmou.
34 pontos de vacinação
No Dia D, o atendimento será realizado das 8h às 17h na Central de Imunização, nas UBSs participantes e em postos volantes.
O Mutirão da Prefeitura, realizado no Colégio Estadual Professor José Lopes, terá vacinação das 8h às 15h. Já o posto instalado na Assembleia de Deus, no assentamento do Setor Continental, funcionará das 8h às 17h.
No Aparecida Shopping, o atendimento será realizado das 10h às 17h.
UBSs que participam do Dia D
- UBS Alto Paraíso
- UBS Andrade Reis
- UBS Bairro Cardoso
- UBS Bairro Ilda
- UBS Colina Azul
- UBS Cruzeiro do Sul
- UBS Independência Mansões
- UBS Jardim Florença
- UBS Jardim Riviera
- UBS Jardim Tiradentes
- UBS Mansões Paraíso
- UBS Papillon Park
- UBS Pontal Sul II
- UBS Veiga Jardim
- UBS Delfiore
- UBS Bairro Independência
- UBS Bandeirantes
- UBS Buriti Sereno
- UBS Campos Elísios
- UBS Caraíbas
- UBS Garavelo Park
- UBS Madre Germana
- UBS Cândido de Queiroz
- UBS Expansul
- UBS Jardim Bela Vista
- UBS Jardim Paraíso
- UBS Rosa dos Ventos
- UBS Santa Luzia
- UBS Santo André
- UBS Parque Trindade
A campanha também envolve escolas, agentes comunitários, profissionais da saúde e lideranças comunitárias na identificação de crianças e adolescentes com vacinação atrasada.
Vacinação continua após o Dia D
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação não ficará restrita ao sábado. As salas que participam da campanha continuarão oferecendo as doses durante o período da mobilização.
As vacinas são armazenadas, transportadas e conservadas de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As aplicações também são registradas nos sistemas oficiais, permitindo o acompanhamento da cobertura vacinal. Os profissionais seguem ainda os protocolos para identificação, notificação e investigação de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (Esavi).
Serviço
Campanha Nacional de Multivacinação 2026
- Período: 3 de agosto a 1º de setembro
- Público prioritário: crianças e adolescentes menores de 15 anos
- Dia D: sábado, 22 de agosto
- UBSs e Central de Imunização: 8h às 17h no Dia D
- Mutirão da Prefeitura – Colégio Estadual Professor José Lopes: 8h às 15h
- Assembleia de Deus – Setor Continental: 8h às 17h
- Aparecida Shopping: sexta-feira, 21, e sábado, 22, das 10h às 17h
- Vacinação de rotina: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h
- Central de Imunização: segunda a sábado, das 7h30 às 18h30
Orientação: levar a caderneta de vacinação. Na ausência do documento, a equipe poderá consultar os registros disponíveis.
Leia também
Cachorrinha Fênix sobrevive a maus-tratos e agora busca um lar: “Ela ainda acredita no amor”


