“Vamos apresentar um dos melhores longas já realizados em Goiás”, diz diretor

Após quatro anos de trabalho, obra sobre a história do Padre Pelágio estreará em Trindade

“Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome” é um filme que mostra a história de benevolência e curas do religioso nos 43 anos que viveu em Goiás | Foto: Francisco Paco

FÁBIO PH
Especial para o Jornal Opção

O longa-metragem de ficção “Padre Pelágio – San­ti­fi­cado Seja o Vosso No­me” será exibido pela primeira vez na abertura do 1º Festival de Ci­ne­ma de Trindade. A sessão de estreia está marcada para as 19 horas de quinta-feira, 24, no Cineteatro Afipe. O filme conta com apoio da gestão municipal, do prefeito Jânio Darrot (PSDB) e da Igreja do Santíssimo Redentor – templo onde está o memorial do religioso homenageado pela sétima arte.

O trabalho tem investimento quase total e realização da Yela Filmes, produtora sediada em Goiás desde 1992. A direção geral, texto e atuação como protagonista no filme ficam por conta de Fábio PH. “É o meu segundo longa e terceiro filme de ficção para a televisão”, declara.

O filme apresentará a rica história de benevolência e curas, sempre cuidando de pobres e enfermos, do padre alemão Pelágio Sauter, que trabalhou em terras goianas por 43 anos. Ação dos redentoristas de Goiás, sob o comando do padre Clovis Bovo, o processo de beatificação de Pelágio encontra-se no Vaticano. “Baseamos 70% do filme em fatos que foram relatados nos livros de Bovo, que será um dos homenageados no lançamento, ao lado de Pedro Bernardes de Assunção, meu pai, que faleceu no ano passado”, conta o diretor.

No longa-metragem, 58 atores com falas e centenas de figurantes fazem parte do elenco. Devido ao constante trabalho de teatro desenvolvido em Trindade, os realizadores prometem várias revelações e boas surpresas na atuação. Crianças estudaram alemão, descreve a equipe responsável. O filme começa com a apresentação da vida de Pelágio na catequese na Alemanha do século XIX.

Projeção com qualidade garantida para telas de até 400 polegadas, trilha sonora especialmente composta para o filme e dezenas de locações centenárias que contam com a direção de fotografia de Francisco Paco são parte do trabalho desenvolvido para concluir o filme. “Vamos apresentar um dos melhores longas, gênero ficção, já realizados em Goiás, um dos melhores também do catolicismo brasileiro”, garante Fábio.

Comercialização

Após o lançamento no festival, os DVDs do filme serão vendidos durante a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, no mês de junho. De acordo com o diretor, contatos serão realizados para que o longa-metragem seja exibido no cenário nacional e internacional.

O 1º Festival de Cinema de Trindade é uma realização da Prefeitura de Trindade por meio da Superintendência de Comunicação e Eventos e da Agência Municipal de Turismo de Trindade. O evento conta com apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), Paróquia do Divino Pai Eterno e Hotel Liguori.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.