Presidente Enil Henrique destaca que homenageados são o alicerce do Estado Democrático de Direito
Yago Rodrigues Alvim
Wilson Ferreira cursou Direito em 1955. Com mais de 50 anos de dedicação a advocacia, ele foi um dos homenageados pela seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). A Medalha OAB-GO Honorem Dignum foi entregue aos profissionais inscritos há mais de 50 anos na entidade. Na solenidade, o presidente Enil Henrique de Souza Filho afirmou que os homenageados estão entre os responsáveis pela consolidação dos alicerces do Estado Democrático de Direito.
O advogado Ferola Torquato da Silva parabenizou a Ordem pela lembrança tão alvissareira. “Foi um gesto muito simpático e eloquente, por parte da OAB, em homenagear os que estão há mais de 50 anos inscritos na Ordem. Isso é muito importante, foi uma ideia formidável”, disse ele que, satisfeito, até hoje se dedica a profissão que abraçou há 53 anos. Ele destacou que a função do advogado é, justamente, defender o Estado de Direito, pois, sem ele, não existiria a profissão.
Na noite, o Coral da Maçonaria e o trio Os Caçulas se apresentaram. O advogado Wilson disse que tudo foi muito bonito e que se sentiu muito honrado. Ele ainda comentou que foi o último a receber a medalha, devido a inicial de seu nome ser a letra “w”. Seu filho, o engenheiro Wilson Júnior, ressaltou que a Ordem prestou uma homenagem a pessoas fundamentais, principalmente pelo fato de a sociedade brasileira, de modo geral, viver um momento tão complicado de crise ética, como atualmente.
O presidente Enil incentivou os homenageados a dividirem suas experiências com os mais jovens na carreira: “Gostaria de convidá-los a compartilharem suas histórias com a nossa juventude, para que tenham os referenciais da decência, da coragem e de honestidade”. Segundo ele, a profissão de advogado tem, aos olhos da Ordem, uma dignidade quase sacerdotal. “Sempre que a exercemos com a nossa consciência, consideramos desempenhada a nossa responsabilidade”, disse.
Os homenageados muito se emocionaram durante a cerimônia. O advogado Dilmas Marçal Vieira disse que a homenagem o fez reviver o momento em que recebeu seu diploma de graduação, em 1958. “Sinto um amor muito grande. Hoje estou muito honrado e emocionado”, afirmou. Também satisfeito, Francisco Pereira Lemes elogiou a iniciativa da seccional goiana: “Estes que estão aqui hoje, recebendo esta medalha, foram os responsáveis para que os novos advogados se sintam bem com a OAB por desenvolver uma das maiores classes que existem”.
A advogada Climildes do Egito Nascimento se disse lisonjeada com a homenagem, e destacou a importância da atuação da mulher na advocacia: “Depois de uma longa e difícil caminhada, é uma emoção muito grande, pois, naquela época, não existia mulher advogada; nós fomos umas das primeiras e enfrentávamos a sociedade”. A advogada Ana Braga, que foi colega de curso de Climildes, também relembrou o início da carreira e a dificuldade que as mulheres enfrentaram no mercado. “É uma homenagem extraordinária e muito justa, pois era um tempo difícil em que a mulher não era não exponenciada como é hoje. Então, esta festa é de gratidão e respeito à Ordem”, disse.
A mulher do advogado Gil Alberto Resende e Silva, Genoveva Rezende, destacou que a homenagem aos profissionais é muito válida, já que trabalharam, se dedicaram à advocacia por todo esse tempo. Ela conta que, claro, a família passa por muitas dificuldades e sufocos durante tantos anos de carreira, ainda mais, no caso, sendo o marido advogado; e, por isso, eles todos receberam de muito bom grado a medalha de agradecimento.
No encerramento da solenidade, o discurso foi do advogado Rivadávia Xavier Nunes. Segundo ele, “o ato de ingresso desses valorosos companheiros nos quadros deste velho e respeitável sodalício, além de se constituir em novo e denso choque de talentos jurídicos que recebemos, acontece à época em que resolvemos comemorar a fundação dos cursos jurídicos no Brasil”. A seu ver, o grande desafio das faculdades de direito, nos dias atuais, é ainda maior do que o daquelas de década atrás, diante da complexidade dos problemas sociais provenientes da estrutura econômica do mundo ocidental.
Enil Henrique ainda falou do reconhecimento à coragem demonstrada pelos profissionais ao persistirem na carreira por mais de 50 anos: “Nesta noite, todos os nossos homenageados se imortalizarão nas fileiras dos grandes nomes que contribuíram ao longo de suas vidas com a advocacia goiana e brasileira.”
A solenidade de entrega foi realizada no Auditório Eli Alves Forte, na sede da OAB-GO, na noite da terça-feira, 11 de agosto. O auditório ficou lotado, pois centenas de pessoas compareceram. Além do presidente e dos advogados homenageados, a tesoureira Márcia Queiroz Nascimento e o secretário-geral adjunto, Otávio Forte, participaram da entrega; familiares e amigos também compareceram. O advogado Ferola Torquato disse que o evento foi muito emocionante, pois amigos já com mais de 90 anos de idade estavam ali, sendo homenageados. “Tantos companheiros que há tempos eu não revia, nem sabia se estavam vivos. O apagar das luzes não é brincadeira, mas… A vida é bela.”
Deixe um comentário