“Rei do Cripto” é preso pela Polícia Federal
08 janeiro 2024 às 09h44
COMPARTILHAR
Na madrugada deste domingo, 7, a Polícia Federal (PF) deteve um operador financeiro especializado em lavagem de dinheiro através de criptoativos no Brasil. A prisão ocorreu na área migratória do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), enquanto o indivíduo tentava embarcar em um voo com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Mandados de busca e apreensão também foram executados contra o investigado e sua companheira. O mandado original, emitido durante a Operação Colossus, não foi cumprido anteriormente devido à não localização do casal no país.
O suspeito, conhecido como “Rei do Cripto”, fixou residência em Dubai para facilitar a continuidade de suas atividades criminosas e dificultar a atuação das autoridades brasileiras. A prisão ocorreu após dias de monitoramento pela Polícia Federal.
O investigado é acusado de realizar inúmeros atos de lavagem de dinheiro, recebendo recursos de origem ilícita no Brasil e convertendo-os em criptoativos, tanto nacional quanto internacionalmente, por meio de sucessivas transações realizadas por empresas de fachada, cujos titulares eram laranjas.
Além dos crimes de falsidade ideológica, evasão de divisas, funcionamento irregular de instituição financeira e falsa identidade em operações de câmbio, a prisão preventiva foi decretada devido à reiteração delitiva, a gravidade concreta da conduta e a fixação de residência no exterior sem comunicação formal às autoridades, visando resguardar a ordem pública, a instrução criminal e a aplicação da lei penal.
Leia também:
Golpistas fazem vítimas em Goiás e no DF após alugar mesma casa 29 vezes em Pirenópolis
Dupla é presa em agência bancária ao lado de doceria que era visitada por Caiado