Criminosos que se passavam por parlamentares para dar golpes são alvos da polícia
27 fevereiro 2024 às 11h16
COMPARTILHAR
Na terça-feira, 27, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 5ª Delegacia de Polícia (5ª DP), com o apoio operacional das Polícias Civis do Piauí (PCPI) e Maranhão (PCMA), deflagrou a Operação Alto Escalão 2, visando o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon/MA e Teresina/PI. O objetivo principal é identificar os membros de uma organização criminosa atuante em todo o território nacional, especializada em crimes de fraude eletrônica.
Conforme apurado, a associação criminosa atraía vítimas ao se passar por personalidades políticas, especialmente senadores, “clonando” perfis de WhatsApp e utilizando suas imagens e nomes. Os criminosos entravam em contato com as vítimas, alegando a disponibilidade de uma doação. Sob a alegação de prazo iminente, solicitavam que as vítimas realizassem depósitos em dinheiro ao motorista do caminhão que transportaria os produtos para entrega na região da vítima.
A investigação teve início em junho de 2023, quando alguns senadores lesados procuraram a delegacia para denunciar a prática de crimes utilizando seus nomes. Após sete meses de investigação, constatou-se que os autores também empregavam perfis falsos de outras autoridades, muitas vezes utilizando diversos números telefônicos registrados em nome do mesmo parlamentar.
Os investigados, um homem de 26 anos e quatro mulheres com idades entre 22 e 43 anos, são apontados como responsáveis por contatar as vítimas e se passar pelos políticos. Os autores enfrentarão acusações pelos crimes de Associação Criminosa, Falsa Identidade e Estelionato, cujas penas somadas podem alcançar nove anos de reclusão.
Veja a lista de autoridades usadas pelos criminosos para aplicar golpes:
Senadores
Ana Paula Lobato (PSB-MA)
Carlos Viana (Podemos-MG)
Esperidião Amin (PP-SC)
Humberto Costa (PT-PE)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Marcelo Castro (MDB-PI)
Marcio Bittar (União Brasil-AC)
Paulo Paim (PT-RS)
Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Teresa Leitão (PT-PE)
Vanderlan Cardoso (PSD-GO)
Deputados
André Janones (Avante-MG)
Diego Andrade (PSD-MG)
Natalia Bonavides (PT-RN)
Rogério Carvalho (PT-MG)
Prefeitos
José Amazan Silva (PSD), de Jardim do Seridó (RN)
Paulo Roberto Arruda (MDB), de Vitória do Santo Antão (PE)