Resultados do marcador: Prefeitos

O prefeito de Hidrolândia e presidente da Agência Goiana dos Municípios (AGM), José Délio (União Brasil), fez um balanço dos quatro dias da 26ª Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que reuniu mais de 3 mil prefeitos de todo o país, teve início na segunda-feira, 19, e se encerra nesta quinta-feira, 22.
“Estamos participando da 26ª Marcha dos Prefeitos, com mais de 100 gestores de Goiás presentes aqui, em busca de benefícios e pautas municipalistas. Estamos debatendo mudanças, emendas e propostas de emenda constitucional (PECs), como a PEC 66, a PEC da Educação e a dos Precatórios”, afirmou José Délio.
Segundo ele, a PEC 66 tem sido tratada como prioridade, especialmente em pontos como a parametrização da reforma da Previdência nos estados e municípios, além da alteração na taxa de juros aplicada aos precatórios e dívidas públicas. “Queremos tirar a Selic, que é alta, e substituí-la por IPCA mais 0,4%”, explicou.
O presidente da AGM também destacou a necessidade de compensação para os municípios diante da perda de arrecadação com a isenção do Imposto de Renda. “A população precisa da isenção, mas os municípios não podem perder receita. O governo federal precisa recompensar isso.”
Outro tema debatido foi a defasagem dos programas federais. “Estamos cobrando a atualização dos contratos de repasse de programas como o Mais Médicos, as UBSs e o custeio da assistência social. Esses repasses estão congelados há anos”, pontuou.
Na terça-feira, 20, a AGM e a Federação Goiana de Municípios (FGM) organizaram um jantar com a bancada federal goiana. “Tivemos a presença de 103 prefeitos. Eu e o presidente da FGM, Paulo Vitor, apresentamos as principais demandas e pedimos apoio dos parlamentares para que as pautas avancem no Congresso.”
José Délio também comentou a participação de lideranças políticas no evento. “O governador Ronaldo Caiado foi aplaudido cinco vezes durante seu discurso. Ele demonstrou um posicionamento claramente municipalista. Já o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro também passaram por aqui e tiveram reações mistas do público, com vaias e aplausos. O que se percebe é que o país está dividido.”
Por fim, ele afirmou ver em Caiado um nome forte para a disputa presidencial. “Sou suspeito para falar, mas acho que ele tem todos os atributos reais para ser presidente da República. Ele foi muito bem recebido. Levou duas horas para sair do auditório até o carro, abraçado, tirando fotos e cumprimentado por todos.”
Leia também:
Marcha dos Prefeitos: Paulo Vitor diz que discurso de Caiado no evento foi “cirúrgico”
Com 103 adesões, prefeitos goianos fazem presença histórica na Marcha em Brasília

Em seu discurso, Bolsonaro fez um balanço de seu governo, defendeu medidas adotadas durante a pandemia e disse não ter "obsessão pelo poder", mas sim "paixão pelo Brasil".

Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado pela maioria dos presentes, enquanto o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (UB), foi ovacionado

Sobre o processo de seleção das famílias, Vilela explicou que o critério de escolha é o Cadastro Único, uma plataforma nacional que avalia a situação social e financeira das famílias

Prefeitos foram nomeados para a Mobilidade e Infraestrutura, respectivamente

Além dos prefeitos e apoiadores, o evento foi acompanhado por lideranças locais e do União Brasil

Seis prefeitos já se comprometeram a mudar de partido

Presidente fez tratamento no SUS no final do ano passado e Lulinha estudou em colégio particular em Santo André, em São Paulo

Nos primeiros cinco dias da missão, estão programados cerca de 20 encontros com representantes do governo indiano e do setor privado

Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mambaí e São Miguel do Araguaia receberam os novos prefeitos com caixas quase zerados e dívidas altas

Entrega foi realizada em evento com mais de 100 prefeitos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 17 milhões

Objetivo do encontro e firmar parcerias no setor de infraestrutura e habitação para os próximos quatro anos

Os prefeitos, segundo Caiado, devem “voltar a atenção para a população”

Em um estado com 246 municípios, apenas 17 cidades serão governadas por prefeitos de partidos de esquerda

Gestão conjunto entre as cidades do entorno e a Capital é fundamental para o desenvolvimento dos municípios