Para ler no Natal: os 12 principais livros sobre o Jesus Histórico

O Jornal Opção convidou os professores André Leonardo Chevitarese, da UFRJ, e Ademir Luiz, da UEG, para listar os livros que achassem mais importantes sobre o Jesus Histórico. A lista é para aqueles leitores que se interessarem mais pelo assunto e quiserem aprofundar a leitura a respeito.
Chevitarese, que em parceria com o professor da Unicamp Pedro Paulo A. Funari, tem um livro muito bom sobre o tema — trata-se de “Jesus Histórico. Uma brevíssima introdução”, publicado pela Editora Kline —, entende que esses são alguns dos títulos mais relevantes para quem quer saber sobre o Jesus Histórico:

Fotos: Reprodução

Fotos: Reprodução

“Jesus and Archaeology”, de James H. Charlesworth
Este livro traz 30 trabalhos de especialistas diretamente envolvidos com os estudos arqueológicos e seus impactos para pensar Jesus de Nazaré.

“O Jesus Histórico. A Vida de um Camponês Judeu do Mediterrâneo”, de John Dominic Crossan
Publicado originalmente em 1991, este livro além de oferecer importantes chaves de leituras no campo teórico-metodológico, não deixa o leitor esquecer que qualquer pesquisa neste campo do saber exigirá sempre um olhar transdisciplinar acerca de quem é Jesus de Nazaré.

“The Misunderstood Jew. The Church and the Scandal of the Jewish Jesus”, Amy-Jill Levine
Esta obra nos lembra que Jesus nasceu, viveu e morreu como um judeu, não tendo sido jamais um cristão. Aborda também uma questão decisiva que diz respeito ao antijudaísmo da documentação antiga literária, especialmente o denominado Novo Testamento.

Jesus Magician“Jesus the Magician. Charlatan or Son of God”, Morton Smith
Um livro indispensável para todos os interessados no tema, especialmente pela lembrança incômoda que ele apresenta acerca das discussões sobre quem é Jesus, como ele foi visto e lido, não pelos seus atuais seguidores, mas por aqueles dos séculos I e II.

“The Life of Jesus Critically Examined”, David Friedrich Strauss
Publicada originalmente em 1835, esta obra continua ainda sendo leitura obrigatória para todos os interessados em realizar pesquisas no campo do Jesus Histórico, especialmente pelo seu aspecto crítico e analítico da documentação.

Ademir Luiz, que também é escritor, está escrevendo um romance que se passa no século I e, para isso, tem lido muitos livros a respeito de Jesus. A seleção que apresenta como leituras indispensáveis sobre o tema, além de compreender “O Jesus Histórico”, de John Dominic Crossan, também citado por Chevitarese, contém:

“O que Jesus disse, o que Jesus não disse”, de Bart D. Ehrman

“Jesus, um judeu marginal”, de John P. Meier

“Jesus, uma biografia revolucionária”, de John Dominic Crossan

“A morte do messias”, de Raymond E. Brown

“Nascimento do messias”, de Raymond E. Brown

“A vida de Jesus”, de Ernest Renan

“Testemunha ocular de Jesus”, de Carsten Peter Thiede

Este slideshow necessita de JavaScript.

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Adalberto De Queiroz

Submeto aos leitores (fiéis e infiéis) a minha lista de livros sobre Jesus – que é bem mais ortodoxa do que as que aqui foram apresentadas: i. Os 4 Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. ii. “As parábolas de Lucas”, Kenneth Bailey. iii.”Jesus de Nazaré”, Joseph Ratzinger (Bento xvi). iv. “Jesus”, Kl. Berger, Munique, 2004. v. “Crucifixion in A.D.36: The Keystone for Dating the Birth of Jesus, Nikos KOKKINOS, 1989. vi. “A Bíblia [Grega]”, vol. I – Novo Testamento (Os evangelhos), trad. Frederico Lourenço, incluindo as notas e, sobretudo, a “Apresentação da Bíblia Grega”. vii. “Da Graça e da Humanidade… Leia mais

Adalberto De Queiroz

Deixo aos leitores, principalmente aos cristãos católicos, mais uma referência feita por Bento XVI em Jesus de Nazaré, com recomendação explícita de J. Ratzinger: “Vale a pena ler a resenha do livro “A marginal jew. Rethinking the historical Jesus” (J.P.Meier). Eis o link para o artigo de Chronicles, jul/93.http://www.unz.org/Pub/Chronicles-1993jul-00032

Fernando

Outras duas excelentes opções literárias, que eu recomenfo, sobre o Jesus Histórico são “Zelota”, de Reza Aslan e “Como Jesus se tornou Deus”, de Bart D. Ehrman.