IFG realiza 13ª edição do Festival de Artes na Cidade de Goiás

São cinco dias de espetáculos, exposições e reflexões sobre a arte na antiga Vila Boa

“Que corpo você ocupa?
O que ocupa seu corpo? Ou quem te ocupa?
O que é decência no mundo contemporâneo?
O que constitui a sua (in)decência?
Como é ser decente em contextos (in)decentes?”

Realizada na Cidade de Goiás, a 13ª edição do Festival de Artes do Instituto Federal de Goiás (IFG) tem início na terça-feira, 3, e segue até o sábado, 7 de novembro. Com o tema “Corpo (In)decente”, a programação abarca espetáculos, mostras, performances, oficinas, mesas-redondas e palestras, contemplando as diversas linguagens e expressões artísticas.

Uma das principais atrações desta edição do evento será o músico, cantor e ator pernambucano Antônio Nóbrega. Conhecido por sua participação no Quinteto Armorial e por ser o idealizador do Instituto Brincante, com sede em São Paulo, Nóbrega ministrará a aula-espetáculo “Com passo sincopado” na quarta-feira, 4, às 9 horas, no Palco Circo, que será montado na Praça de Eventos da cidade.

Dentre as atrações artísticas, está a escritora, poetisa e atriz Cristiane Sobral, que faz recital na terça-feira, logo após a abertura oficial do evento.  Os grupos Estrelinski e Os Paulera se apresentam na quarta-feira, 4, com o show “Leminskanções”, que traz composições do poeta curitibano Paulo Leminski. A Filarmônica de Pasárgada, banda paulista formada por ex-alunos do curso de Música da Universidade de São Paulo (USP), faz show na quinta-feira, 5, e o grupo goiano Cabloco Roxo se apresenta na sexta-feira, 6. Para encerrar a programação de shows e o festival, os grupos Máquina do Desmundo e Candeeiro Voador animam a noite de sábado.

Outras atrações artísticas são o espetáculo “Proibido Elefantes”, da premiada companhia Gira Dança, do Rio Grande do Norte, na quinta-feira, e a peça “Espécie”, com o grupo goiano Cabeça de Vaca, na sexta.

Palco aberto

O público do 13º Festival de Artes do IFG poderá, ainda, assistir a dezenas de outros espetáculos (de música, dança e teatro) que serão apresentados no Palco Aberto, destinado à participação de artistas da comunidade acadêmica do IFG e da comunidade goiana em geral. Já os artistas das artes visuais poderão mostrar seus trabalhos por meio da Galeria Aberta. A participação aberta exigiu dos artistas envio prévio das propostas, que foram analisadas pela Comissão Organizadora do festival.

Durante o festival, também serão realizadas diversas oficinas nas linguagens artísticas de literatura, dança, música, artes visuais, teatro, audiovisual e interartes. A participação nas oficinas será restrita aos que fizeram inscrições prévias pelo blog do festival.

Também faz parte da programação, a apresentação de artigos científicos e comunicações em grupos de trabalho divididos por linguagem artística. E, paralelamente ao evento, será realizado o Encontro de Professores de Artes do Instituto, na terça-feira, e o Encontro de Professores de Artes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, na quinta-feira.

Na noite da terça-feira, 3, o coletivo ¿por quá? grupo de dança e o grupo musical Vida Seca realiza uma edição especial da jam session “Por Acaso” | Foto: Divulgação

Clique aqui e confira a programação completa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.