Livro conta história das ruas de paralelepípedo de Piracanjuba

Luzanir Luíza de Moura Peixoto lança “Conservação e Preservação do Calçamento a Paralelepípedo na Cidade de Piracanjuba-GO”

A psicóloga e professora Luzanir Luíza de Moura Peixoto lança nesta quinta-feira, 21, no auditório da Câmara Municipal de Piracanjuba, o livro “Conservação e Preservação do Calçamento a Paralelepípedo na Cidade de Piracanjuba-GO”. A solenidade começa partir das 19 horas e é aberta ao público.

A obra é fruto de uma pesquisa de Luzanir sobre a história do calçamento de Piracanjuba, com depoimentos, informações e fotos históricas das ruas da cidade. A proposta é assegurar o acesso à memória coletiva do município, contribuindo para a preservação da arquitetura urbana em estilo colonial.

“Com o trabalho, buscamos sensibilizar o poder público, bem como a sociedade, sobre a importância do calçamento de pedra para evitar sua perda ou descaracterização da pavimentação que possui características históricas, culturais e bucólicas”, afirma a autora.

Ruas de pedras
O calçamento de pedra a paralelepípedo, que representa materiais e técnicas construtivas da arquitetura colonial empregada no Estado, teve sua construção iniciada no ano de 1950, na cidade de Piracanjuba, na gestão do prefeito Ruy Brasil Cavalcante. No calçamento de Piracanjuba, a técnica utilizada para a construção, denominada de junta seca, não empregava argamassa no rejunto, as pedras foram encaixadas umas às outras.

A pedra paralelepípedo também tem grande utilização na construção de muros, alicerces para edificação de residências, calçamento de currais, quintais, praças, destacando a Praça da Bandeira, postos de combustíveis, vias para pedestres e etc. Um dos ícones neste trabalho é Robis Martins Dutra, piracanjubense que continua o trabalho de calçamento com paralelepípedos.

Serviço
Lançamento do livro “Conservação e Preservação do Calçamento a Paralelepípedo na Cidade de Piracanjuba-GO”
Data: 21 de junho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Câmara Municipal de Piracanjuba
Endereço: Praça Wilson Eloy Pimenta, número 569, Setor Central

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.