Colapso de corrente do Atlântico pode gerar catástrofe mundial
26 julho 2023 às 10h21
COMPARTILHAR
A poluição desenfreada pode fazer com que um sistema vital de correntes oceânicas entre em colapso dentro de algumas décadas O evento seria catastrófico para o clima global e afetaria todas as pessoas no planeta, conforme o estudo publicado nesta terça-feira, 25, na revista Nature.
Os pesquisadores descobriram que a Corrente Meridional do Atlântico (AMOC), da qual a Corrente do Golfo faz parte, pode entrar em colapso em meados deste século ou até mesmo em 2025.
O AMOC é um complexo emaranhado de correntes que funciona como uma correia transportadora. Ele transporta água quente dos trópicos para o Atlântico Norte, onde a água esfria, fazendo com que nela fique mais salgada. O líquido, no entanto, afunda no oceano, antes de se espalhar para o sul.
O complexo desempenha um papel crucial no sistema climático, ajudando a regular os padrões climáticos globais. Seu colapso teria enormes implicações, incluindo invernos mais extremos e aumentos do nível do mar, afetando partes da Europa e dos Estados Unidos, provocando uma mudança nas monções nos trópicos.
À medida que os oceanos esquentam e o gelo derrete, mais água doce flui para o oceano e reduz a densidade da água, tornando-a menos capaz de afundar. Quando as águas ficam muito frescas, muito quentes ou ambas, a correia transportadora para. Ou seja, fazendo com que a possível catástrofe acelere.