STF pode ter apenas homens indicados a ministros após aposentadoria de Rosa Weber
24 julho 2023 às 08h54
COMPARTILHAR
Com a aposentadoria de Rosa Weber em outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter apenas homens como indicados a ministros do órgão. Isso porque, apesar de diversos nomes qualificados de candidatas mulheres para a vaga que será aberta, Lula segue sem ter em nenhuma delas uma candidata que pretenda de fato indicar para ocupar a cadeira.
O governo atual diz defender a igualdade entre homens e mulheres. Na prática, cogita trocar ministras por ministros e hesita em observar o critério de gênero na indicação da substituta de Rosa Weber, que se aposentará em outubro.
Pessoas próximas ao presidente afirmaram que o critério da confiança e dos anos de convivência segue sendo o mais importante para o petista. Por isso, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o Ministro da Justiça, Flávio Dino e o advogado-geral da União, Jorge Messias são os principais cotados para ocupar o lugar de Rosa. A opinião do governo é de que não há candidatas realmente competitivas, por melhores que sejam seus currículos ou seus padrinhos e madrinhas, Lula não considera que tenha convívio suficiente com nenhuma delas.