Promotor goiano segue na nova equipe de Paulo Gonet
18 dezembro 2023 às 11h20
COMPARTILHAR
O promotor goiano Carlos Vinícius Alves Ribeiro segue como secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na nova equipe definida por Paulo Gonet, que tomou posse na Procuradoria Geral da República (PGR) na manhã desta segunda-feira, 18. O evento foi realizado no Auditório JK, sede da PGR, em Brasília.
Formado em direito, Gonet é subprocurador-geral desde 2012 e professor universitário. Entre 2021 e 2023, atuou na Justiça Eleitoral como vice-procurador-geral. O novo PGR substitui Augusto Aras, que saiu em setembro. Desde então, o cargo vinha sendo ocupado interinamente por Elizeta Ramos. O mandato é de dois anos.
O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público Federal (MPF) e representa o órgão em julgamentos no STF e no STJ. Cabe a ele, por exemplo, propor investigações e processos contra autoridades com foro privilegiado, entre elas o presidente da República.
O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou ao tomar posse no cargo, que o Ministério Público é “corresponsável” pela preservação da democracia no país.Gonet também defendeu que a PGR não busca “palco nem holofotes” e deve agir de forma unida para evitar “cacofonia institucional” – ambos, recados ligados à divisão interna aberta no Ministério Público a partir da operação Lava Jato.
“Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa República democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única na história e no direito comparado”, afirmou Gonet.