O relator no Senado do parecer de indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF), teceu no texto elogios ao indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira, 4. Segundo Weverton Rocha (PDT-MA), o currículo de Dino é “Invejável”.

No documento, que será base para a sabatina no Congresso no próximo dia 13, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Weverton ressaltou que Dino é “uma figura reconhecida e admirada nos mundos jurídico e político”.

Depois da sabatina dos senadores, o nome do ministro precisa passar por duas votações. Neste processo, o voto é secreto. Nesta mesma data, o indicado para chefiar a Procuradoria Geral da República (PGR), Paulo Gonet, será sabatinado no Senado.

Mais elogios

Ainda no parecer, Weverton destacou que Dino deixou a “magistratura pela porta da frente, e de forma leal, para legitimamente disputar um mandato eletivo”. De acordo com o relator, embora o ministro tenha sido eleito deputado, governador e senador, ele “nunca se afastou do mundo jurídico” e “teve experiências exitosas no exercício de funções dos Três Poderes da República”.

Leia também: Dino precisa de 41 votos para o STF; veja como votam os goianos
Sabatina de Dino pode virar continuação da CPI do 8/1; entenda