• Com informações de Raphael Bezerra

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Talles Barreto (UB), defendeu a implantação do Pequi Bank, plataforma digital criada pelo Governo de Goiás com foco em servidores estaduais e beneficiários de programas sociais. O projeto enviado pelo Executivo foi aprovado em definitivo nesta quarta-feira, 27.

Segundo o parlamentar, a iniciativa busca ampliar o acesso a serviços financeiros, crédito e movimentação bancária para pessoas atendidas por programas sociais do Estado, indo além da função tradicional dos cartões de benefício.

A proposta do Pequi Bank prevê uma plataforma financeira digital voltada à oferta de crédito facilitado, serviços digitais e inclusão financeira.

De acordo com Tales Barreto, apesar das críticas da oposição sobre o chamamento público realizado para operacionalização da plataforma, o sistema seguirá normas do Banco Central e terá fiscalização da Goiás Fomento.

“Não é um banco, na realidade. O Pequi Bank é uma plataforma que vai dar muito mais agilidade para as pessoas que utilizam os cartões do governo”, afirmou o deputado.

O parlamentar explicou que a proposta pretende criar oportunidades para beneficiários de cursos profissionalizantes e programas sociais desenvolverem atividades econômicas próprias. Como exemplo, citou mulheres capacitadas em cursos dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotego), que poderão utilizar o cartão para adquirir equipamentos, movimentar recursos financeiros e acessar crédito.

“Esse cartão vai dar oportunidade para ela ter a sua maquininha de débito e crédito, vai ter oportunidade de ela movimentar e pegar novos financiamentos e, acima de tudo, comprar a máquina do curso que ela fez”, declarou.

Segundo Tales Barreto, a diferença do novo modelo em relação ao sistema atual é permitir maior movimentação financeira dos recursos recebidos pelos beneficiários, criando uma conta digital integrada aos programas estaduais.

“Hoje era um cartão que você punha o dinheiro e tirava o dinheiro. Agora não. Vai ser um cartão que movimenta uma conta. É uma plataforma diferenciada que vai dar oportunidade às pessoas que recebem esse auxílio possam fazer uma movimentação financeira”, disse.

O deputado também rebateu questionamentos sobre taxas e custos da operação. “Tudo é regido pelo Banco Central. A Goiás Fomento é vistoriada e mantida pelo Banco Central. Não existe nada que possa ser acima do mercado financeiro”, afirmou.

A criação do Pequi Bank ocorre dentro da estratégia do Governo de Goiás de ampliar políticas de inclusão produtiva e digitalização de serviços financeiros voltados à população de baixa renda e servidores estaduais.

Leia também:

Alego aprova criação do Pequi Bank com foco em crédito facilitado, programas sociais e serviços digitais