Poste da Enel causa transtorno a residencial em obras
27 setembro 2022 às 16h02
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Envolvida em acusações de irregularidades na prestação de serviço de energia elétrica, a Enel, que recentemente ganhou destaque pela negociação da venda de sua atividade em Goiás para a Equatorial, continua a chamar a atenção para suas falhas, enquanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não aprova a transferência. A mais recente denúncia abrangeu a incorporadora do “Rei” Roberto Carlos, em Goiânia: Emoções Incorporadora.
Ela, em conjunto com parcerias locais – a GPL Incorporadora, a GMP Incorporação e a Trinus Co – está concluindo a obra do seu primeiro empreendimento imobiliário na cidade, e enfrenta graves dificuldades com a concessionária. Prevista para ser entregue em outubro próximo, a obra passa por uma dificuldade com a Enel: ela não retira um poste de energia bem de frente para a garagem dos futuros moradores.
O empreendimento em questão é o prédio residencial, localizado na Avenida H, no Jardim Goiás. Segundo informações, as empresas já pagaram pelo serviço de remoção do poste em frente ao prédio, com um desembolso no valor de R$ 10.403,14, no dia 28 de junho de 2021 – há mais de um ano.
Apesar do prazo solicitado para a execução da obra já ter se extrapolado, a Enel tem ignorado as solicitações do empreendimento. A concessionária estabelece um prazo de 280 dias após o pagamento do boleto para a execução do serviço, ou seja, eles teriam nove meses e 10 dias para realizar o serviço. O prazo venceu em abril e, neste mês de setembro, completam cinco meses de atraso.
O gerente Técnico da GPL Incorporadora, Daniel Franco, conta que a concessionária de energia elétrica não agendou a realização da obra durante o decorrer do prazo estabelecido. Porém, após o vencimento do período, com a cobrança por parte das incorporadoras, a Enel agendou a visita ao local para realizar a obra por cinco vezes, mas não compareceu para executar o serviço e o problema continua, causando apreensão. Inclusive, a empresa denuncia que a concessionária marcou mais uma visita para resolver o problema no dia 26 de setembro e não compareceu.
Agora as empresas aguardam uma solução para o imbróglio que se arrasta há mais de um ano, a fim de cumprir o prazo contratual estabelecido com as famílias que já se organizam para mudar para a nova residência. “Já fizemos reclamações na ouvidoria da Enel e até registramos queixa na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); mas não obtivemos sucesso na solução. Nosso desejo é de que esse compromisso seja finalmente cumprido”, afirma Daniel Franco.
Em nota, a Enel esclarece que a remoção do poste está programada para esta quarta-feira, 28. “A companhia destaca que uma equipe de Linha Viva – especializada em atuar com a rede energizada, para que os clientes não sejam impactados – concluirá o serviço ainda amanhã. A empresa reforça que está apurando o processo do cliente mencionado e que entrará em contato para esclarecer todos os trâmites”, informa o comunicado.
*Matéria atualizada em 27 de setembro de 2022 às 17 horas para acréscimo de nota da Enel