A proposta para ampliar as formas de pagamento nos serviços públicos foi aprovada nesta quarta-feira, 3, de forma unânime, em segunda-votação realizada na Câmara Municipal de Goiânia. Criado pelo vereador Lucas Kitão (PSD), o projeto visa que as instituições recebam por meio de PIX e cartões de crédito e débito, além de dinheiro em espécie. Agora aprovado, o texto seguirá para análise da Prefeitura e caso seja sancionado, o prazo para cumprimento da lei será de 180 dias.

De acordo com Kitão, a atual forma de pagamento é um desincentivo ao goianiense e aos turistas que visitam a capital. Conforme aponta, atualmente as novas modalidades de pagamentos já foram empregadas com sucesso em todos os setores, menos o público. Fora que o pagamento feito por meio de dinheiro em espécie estaria desuso pelas pessoas.

“A iniciativa privada faz isso, as empresas fazem isso, por que o município não pode?” Questionou o parlamentar, em entrevista coletiva após a aprovação da matéria. “Nesta semana, por exemplo, eu recebi uma crítica de uma família que foi ao zoológico e não consegui entrar. Foram parados porque não tinham dinheiro espécie porque são acostumados a pagarem via PIX ou no cartão”, acrescentou.

O vereador também conta que a inclusão dos novos meios de pagamento pode facilitar a vida da Prefeitura, além de ser mais seguro para o consumidor. “O Paço tem que se modernizar para os tempos atuais, é necessário criar mais formas de recebimento para poder diminuir a inadimplência e facilitar a vida do cidadão”, apontou.

Por fim, ele também agradeceu o apoio que recebeu dos colegas da Casa para a aprovação de forma unânime. Incluindo elogios do líder do prefeito na Câmara, Anselmo Pereira (MDB).