Mauro Vieira chama de “ofensivas e inaceitáveis” declarações de secretário dos EUA sobre Brasil
16 julho 2026 às 15h04

COMPARTILHAR
Em meio ao impasse sobre o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, criticou nesta quinta-feira, 16, declarações de um secretário do governo americano, classificando-as como “ofensivas e inaceitáveis”. Segundo o chanceler, o Brasil pretende manter abertas as negociações para evitar impactos sobre o comércio bilateral.
Vieira afirmou que o governo brasileiro segue disposto ao diálogo e busca preservar a relação com os Estados Unidos, considerada estratégica em diferentes áreas. Segundo ele, Brasília trabalha para construir uma solução negociada, sem recorrer, neste momento, a medidas de retaliação.
As conversas ocorrem após o governo norte-americano avançar com medidas que podem elevar as tarifas sobre produtos brasileiros. O tema tornou-se uma das principais prioridades da política externa do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta chegar a um entendimento antes da entrada em vigor das novas cobranças.
O ministro também afirmou que o Brasil apresentou seus argumentos às autoridades americanas e considera que as medidas anunciadas por Washington desconsideram a realidade da relação comercial entre os dois países.
Durante as articulações diplomáticas, Vieira manteve contato com integrantes do governo dos Estados Unidos, incluindo representantes da área comercial. Segundo o Itamaraty, o objetivo é encontrar uma solução negociada que preserve o fluxo de comércio e evite prejuízos às empresas brasileiras exportadoras.
O governo brasileiro avalia que a via diplomática continua sendo o principal caminho para solucionar o impasse e pretende manter o diálogo enquanto busca um acordo para encerrar a disputa comercial.
Leia também:



