Dois a cada três compradores de imóveis visam renda de aluguel

29 janeiro 2024 às 11h33

COMPARTILHAR
Estudo nacional da Fipezap, desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta que dois a cada três compradores de imóveis compram o imóvel com objetivo de investir em aluguel. Entre os investidores, cerca de 65% querem o patrimônio para obter uma renda com aluguel. É este público que tem voltado os olhos para Goiânia, cidade que obteve a maior valorização do aluguel residencial do país.
A pesquisa de locação residencial que acompanha os preços em 25 cidades, sendo 11 capitais. O metro quadrado médio da locação em Goiânia chegou a R$ 36,07, acumulando alta de 37,28%, à frente de cidades como Florianópolis (27,68%), Fortaleza (21,95%), Curitiba (20,70) e Rio de Janeiro (19,79%).
A informação aponta para o potencial da capital para a locação. Mas, para Lucas Rodrigues, especialista imobiliário, o processo de rentabilidade do imóvel na locação começa já na compra do imóvel. “O primeiro pilar é analisar a região, ver se existe uma demanda por aluguel na região, se o bairro é procurado. O segundo é comprar bem este imóvel, pagando um preço justo. E o terceiro pilar é avaliar se o imóvel terá uma valorização a longo prazo”, orienta.
Lucas diz que é preferível que o investidor compre o imóvel para locação ainda na planta, nas fases iniciais do projeto, para que o negócio já comece a ser rentável desde o processo de compra. “Isto porque ele já ganha em valorização do patrimônio. Quando o imóvel ficar pronto, ele valerá muito mais do que o preço inicial”, explica.
Para isso, é importante que o imóvel esteja adequado com as demandas de moradia. Pesquisas do setor imobiliário confirmam que há uma mudança de perfil dos locadores. Agora, os locatários preferem alugar espaços residenciais que fiquem perto do trabalho, de centros comerciais, supermercados, farmácias, parques e academias, especialmente nas grandes cidades.
Para descobrir a rentabilidade do imóvel na locação, o especialista orienta a comparar o percentual recebido no ano com a inflação. Em 2023, a rentabilidade do aluguel nacional foi de 5,69%, enquanto a inflação nacional medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que ficou em 4,62% em 2023. No caso de Goiânia, a rentabilidade anual foi de 5,97%. Os dados são da pesquisa Fipezap.
Leia também: