Justiça leva em média 11 anos para julgar casos de tráfico de pessoas

24 março 2023 às 12h26

COMPARTILHAR
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) investigou 142 casos envolvendo 350 réus e 714 vítimas de crimes de tráfico internacional de pessoas. O estudo revelou que, em média, o processo desses casos leva quase 11 anos para ser concluído. Esse longo período muitas vezes resulta na prescrição de vários crimes.
O principal obstáculo é o longo tempo que as ações levam para serem concluídas, o que dificulta a produção de provas para serem utilizadas nos tribunais. A demora pode resultar em várias vítimas não sendo encontradas ou recusando-se a prestar depoimento, seja por medo, trauma, vergonha ou pela falta de confiança no sistema judiciário brasileiro.
Números
Um dado chama atenção: 98% do tráfico internacional originado no Brasil seja relacionado à exploração sexual, com as vítimas em sua maioria sendo mulheres. A maioria dos aliciadores são mulheres, representando 56,45% dos casos.
Embora a maioria dos 142 processos analisados na pesquisa da UFMG trate de exploração sexual, outros tipos de tráfico internacional de pessoas foram identificados como trabalho escravo, adoção ilegal e até mesmo remoção de órgãos.
O estudo foi realizado em parceria com a Organização Internacional de Migração (OIM), o Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região e a Associação dos Juízes Federais do Brasil.