Três servidores da Agência Brasil Central (ABC) – Cristiano Deveras, Hélverton Baiano e Reny Cruvinel – foram homenageados com o Troféu Jaburu na noite de ontem, 9. O evento foi realizado no Teatro Goiânia, contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes e autoridades do setor. Solenidade marcou as três últimas edições da comenda, referentes aos anos de 2020, 2021 e 2023, que não foram realizadas devido à pandemia da Covid-19.

Cristiano Deveras recebeu a Medalha de Mérito Cultural na área de Letras, referente ao ano de 2020. Hélverton Baiano foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural, também na área de Letras, de 2021. Reny Cruvinel recebeu o Diploma de Destaque Cultural, na área de Música, de 2021.

O Troféu Jaburu é considerada a mais distinta comenda cultural que o Executivo Estadual concede aos nomes e valores da cultura goiana. Também foram agraciados: a escritora Lêda Selma, ex-presidente da Academia Goiana de Letras; a professora Nancy Ribeiro de Araújo e Silva, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura; e o músico e compositor Fernando Passos Cupertino de Barros.

Ao todo, foram entregues 18 Medalhas de Mérito Cultural, 49 Diplomas de Destaque Cultural do Ano, e quatro Comendas Especiais para a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Prefeitura Municipal de Goiás; e uma homenagem especial ao ex-Conselheiro Marley de Freitas, falecido recentemente. A Premiação Jaburu é concedida desde 1980. O primeiro troféu foi conferido à poetisa Cora Coralina.