“Sr. Gorbatchev, derrube este muro”: o discurso de Ronald Reagan que abalou o Muro de Berlim

12 junho 2024 às 10h25

COMPARTILHAR
O Portão de Brandemburgo, em Berlim, foi praticamente fechado pelo muro que não apenas dividia a Alemanha e sua capital, mas o mundo todo. O Muro de Berlim era o símbolo da Guerra Fria. Ou se era aliado dos Estados Unidos, ou se era aliado da União Soviética. Famílias e amigos foram separados por causa do muro. Em inúmeras competições esportivas, os alemães estiveram divididos entre Ocidente e Oriente. Na Copa de 1974, sediada na Alemanha Ocidental, os dois lados estavam no mesmo grupo.
Dois presidentes norte-americanos estiveram em Berlim Ocidental, perto do muro. Em 1963, John Kennedy reafirmou o apoio dos Estados Unidos à República Federal da Alemanha. O Muro de Berlim fora construído dois anos antes e a Guerra Fria estava no auge. Kennedy falou em alemão: “Ich bin ein Berliner”, traduzindo, “Eu sou um berlisense”. Milhares de pessoas comemoraram a visita de Kennedy e seu discurso.
Quase vinte e cinco anos depois, foi a vez de Ronald Reagan desembarcar em Berlim e fazer um discurso no mesmo local. Em 12 de junho de 1987, Reagan não precisou falar em alemão como seu antecessor, mas deixou seu recado: “Mr. Gorbatchev, tear down this wall”, ou seja “Sr. Gorbatchev, derrube este muro”. A União Soviética passava por uma crise e Mikhail Gorbachev realizava reformas para abrir a política e a economia. Dois anos depois, o muro caiu e o Portão de Brandemburgo voltou a ser aberto na totalidade. A Alemanha foi reunificada em 1990.