Estamos na última semana do ano e já é hora dar uma olhada nos filmes que podem ser esperados para o Oscar 2023. Anualmente, o evento é um dos mais esperados para os cinéfilos e possibilita que obras fantásticas sejam conhecidas para o grande público. Além disso, a cerimônia entrega momentos emblemáticos: lembram-se do Will Smith neste ano? Ou quando em 2017 os produtores de La La Land chegaram a dar início aos seus discursos e foram avisados que o grande vencedor da noite era, na verdade, Moonlight: Sob a Luz do Luar. Enfim, é sempre uma grande noite: Oscar!

A busca pela estatueta dourada máxima traz quatro candidatos como favoritos, com dois deles aparecendo na dianteira. Neste ano, ao que tudo indica, teremos a presença da fenomenal Michelle Yeoh nas categorias de atuação, além de longas de Steven Spielberg e Joseph Kosinski.

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” desponta como o favorito e conta com simpatia do público, algo fundamental porque a premiação há algum tempo quer acabar com a imagem de elitizada. Ganhou o prêmio de Melhor Filme do ano no Gotham Awards, além de ter sido consagrado junto aos críticos de Nova York, Las Vegas, Atlanta e Utah, onde venceu 10 prêmios. Apareceu no Top 10 do American Film Institute e lidera no número de indicações a briga pelos prêmios das críticas de Washington, Chicago e Los Angeles. Outro ponto importante do filme é que nele há a representatividade feminina e asiática na frente das telas

Outro filme que aparece bem cotado é “The Banshees of Inisherin”. A produção dirigida por Martin McDonagh tem a maior indicações ao Globo de Ouro (8) e no American Film Institute recebeu um prêmio especial, além de ter Colin Farrell como melhor ator e melhor roteiro. Neste filme, o ator irlandês teve uma atuação impecável como Pádraic. Esse filme pode facilmente ser indicado tanto para roteiro original quanto para melhor comédia e atuação de Farrell.

Não podemos descartar ainda “Os Fabelmans”. O longa da Universal Pictures está no Top 10 da National Board of Review, além de Spielberg ter vencido Melhor Direção, e lidera nas indicações no prêmio da crítica em Washington.

Outro que está mais que garantido na categoria principal do Oscar é “Top Gun: Maverick”. Escolhido Melhor Filme do Ano pela National Board of Review e presente no Top 10 do American Film Institute. A superprodução estrelada por Tom Cruise deve obter bom número de indicações, especialmente no quesito fotografia, mas não deve ir tão longe como aposta a revista Variety.