O Cine Goiás Itinerante, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está com agendamento aberto aos municípios para solicitar sessões em 2023. Os gestores interessados em levar a iniciativa para suas cidades devem encaminhar ofício para o e-mail [email protected].

Geralmente, as equipes permanecem em cada município goiano durante dois dias. As ações são desenvolvidas em escolas, praças e centros culturais, gratuitamente. O projeto tem percorrido várias cidades goianas com exibição de filmes de temática ambiental que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Por meio do Cine Goiás, junto com as sessões de cinema são realizadas também oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente. Essas ações costumam ser alinhadas com o calendário de eventos regionais dessas cidades, como Cavalhadas, festivais de gastronomia, feiras temáticas, palestras e cursos, além de datas comemorativas, como Dia das Mães, festas juninas, Semana da Consciência Negra e eventos natalinos.

Balanço positivo

Em 2022, o Cine Goiás Itinerante alcançou 50 municípios e um público total de 56.590 pessoas, sendo que, em dezembro, foi realizado o Natal na Praça com Cinema em 13 municípios. Em novembro de 2022, o projeto recebeu Moção Especial de Reconhecimento e Aplauso da Câmara Municipal de Serranópolis e de Caldas Novas, em reconhecimento pelas atividades culturais realizadas nas cidades. O projeto é realizado pela gerência de Fomento ao Audiovisual e Criatividade da Secult Goiás.