Companhia das Letras pede desculpas por perder prazo de inscrição a prêmio nacional
28 julho 2023 às 11h03
COMPARTILHAR
Um erro interno resultou na exclusão da Companhia das Letras, o maior grupo editorial do Brasil, do Prêmio São Paulo de Literatura 2023. Este prestigiado prêmio literário oferece a maior recompensa financeira aos autores brasileiros e costuma ser uma plataforma significativa para impulsionar a carreira de escritores iniciantes. Algumas das categorias chegam a pagar R$ 200 mil a cada ganhador.
Por conta disso, a editora Companhia das Letras pediu desculpas a seus escritores e leitores ontem, 27, após admitir ter perdido o prazo de inscrições: “Reconhecemos que nossa falha causa impacto na carreira e na vida de nossos autores e autoras, que podem não participar de um dos mais respeitados prêmios literários do país”, escreveu a editora em suas redes.
Leia a nota da Companhia das Letras na íntegra:
“A Companhia das Letras vem a público expressar seu mais sincero pedido de desculpas aos autores e autoras que tiveram as inscrições de seus livros inabilitadas no Prêmio São Paulo de Literatura.
Por conta de um erro interno, o envio dos livros e dos materiais impressos não ocorreu dentro do prazo, embora as inscrições on-line — com toda a documentação necessária, incluindo PDFs das obras — tenha se dado no período proposto pelo edital.
Reconhecemos que nossa falha causa impacto na carreira e na vida de nossos autores e autoras, que podem não participar de um dos mais respeitados prêmios literários do país, e vamos fazer o possível para que essa decisão seja revista.
Entendemos a gravidade da situação, sentimos muito, e garantimos que estamos conduzindo uma revisão completa de nossos processos para que falhas como essa não se repitam. Pedimos desculpas também a nossos leitores. Sabemos que, assim como nós, vocês vibram quando o trabalho de um autor admirado é reconhecido com um prêmio literário dessa importância.”