Até junho prefeitura deve iniciar as obras de seis corredores do transporte coletivo
18 abril 2015 às 12h25
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A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, estima que as obras de implantação de seis corredores do transporte coletivo urbano, um empreendimento de R$ 77 milhões provenientes do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deverá começar no mês de junho deste ano. Os seis corredores serão construídos ao longo das avenidas Brasil Norte e Brasil Sul, Universitária, São Francisco e JK, Fernando Costa, Presidente Kennedy e Pedro Ludovico.
Nas avenidas com traçados irregulares, como a Pedro Ludovico o projeto vai apresentar soluções diferenciadas, já as mais largas, como as avenidas Brasil Norte e Brasil Sul e Universitária, vão ter corredores exclusivos. Neste caso os ônibus que serão biarticulados, operando no sistema Bus Rapid Transit (BRT), vão circular por uma faixa exclusiva à esquerda, ao lado do canteiro central. Ao término da obra, os corredores vão impactar positivamente no trânsito, ou seja, não apenas dando mais fluidez na circulação de veículos como também proporcionando mais segurança aos pedestres.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana, dois novos viadutos serão criados juntamente com a implantação do eixo do transporte coletivo. Ele afirma que as duas obras estão inclusas no aporte proveniente do governo federal e um terceiro viaduto está previsto, porém será erigido em parceria com o governo estadual. “Na Avenida Brasil serão dois importantes viadutos que fazem parte do pacote de obras assinado no convênio com o governo federal. Falta apenas o edital e nossa expectativa é de que até junho os trabalhos se iniciem”, afirma.
Os projetos preveem mudanças significativas em todas as avenidas onde serão implantados os corredores, com a instalação de equipamentos que vão garantir conforto e segurança aos pedestres, a reconstrução de calçadas com rebaixamento, a revitalização de canteiros centrais, a substituição dos atuais semáforos por outros mais modernos com sensores inteligentes que dão preferência aos ônibus do transporte coletivo. Nos corredores exclusivos da Avenida Brasil, os veículos terão que ser adaptados com portas à direita.
Canalização
Leonardo Viana também lembra que as obras de canalização do Córrego das Antas já estão com 80% dos trabalhos concluídos. As obras, que foram reiniciadas no segundo semestre de 2013, são realizadas em parceria com o governo federal, via Ministério das Cidades. O trabalho resolverá dois grandes e antigos problemas da região: a degradação ambiental e a mobilidade do trânsito.
A canalização do Córrego das Antas faz parte de um trabalho que busca solucionar problemas na infraestrutura da cidade de forma permanente, como a falta de mobilidade urbana. Ações já foram realizadas em diversas regiões da cidade como a canalização entre as avenidas Universitária e Afonso Pena e também no Córrego das Antas, na região do Andracel Center.