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A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, estima que as obras de implantação de seis corredores do transporte coletivo urbano, um empreendimento de R$ 77 milhões provenientes do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deverá começar no mês de junho deste ano. Os seis corredores serão construídos ao longo das avenidas Brasil Norte e Brasil Sul, Universitária, São Francisco e JK, Fernando Costa, Presidente Kennedy e Pedro Ludovico.

Nas avenidas com traçados irregulares, como a Pedro Ludovico o projeto vai apresentar soluções diferenciadas, já as mais largas, como as avenidas Brasil Norte e Brasil Sul e Universitária, vão ter corredores exclusivos. Neste caso os ônibus que serão biarticulados, operando no sistema Bus Rapid Transit (BRT), vão circular por uma faixa exclusiva à esquerda, ao lado do canteiro central. Ao término da obra, os cor­re­do­res vão im­pac­tar po­si­ti­vamente no trân­si­to, ou seja, não ape­nas dan­do mais flui­dez na cir­cu­la­ção de ve­í­cu­los co­mo tam­bém pro­por­ci­o­nan­do mais se­gu­ran­ça aos pe­des­tres.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana, dois novos viadutos serão criados juntamente com a implantação do eixo do transporte coletivo. Ele afirma que as duas obras estão inclusas no aporte proveniente do governo federal e um terceiro viaduto está previsto, porém será erigido em parceria com o governo estadual. “Na Avenida Brasil serão dois importantes viadutos que fazem parte do pacote de obras assinado no convênio com o governo federal. Falta apenas o edital e nossa expectativa é de que até junho os trabalhos se iniciem”, afirma.

Os pro­je­tos preveem mu­dan­ças sig­ni­fi­ca­ti­vas em to­das as ave­ni­das on­de se­rão im­plan­ta­dos os cor­re­do­res, com a ins­ta­la­ção de equi­pa­men­tos que vão ga­ran­tir con­for­to e se­gu­ran­ça aos pe­des­tres, a re­cons­tru­ção de cal­ça­das com re­bai­xa­men­to, a re­vi­ta­li­za­ção de can­tei­ros cen­tra­is, a sub­sti­tui­ção dos atu­ais se­má­fo­ros por ou­tros mais mo­der­nos com sen­so­res in­te­li­gen­tes que dão pre­fe­rên­cia aos ôni­bus do tran­spor­te co­le­ti­vo. Nos corredores exclusivos da Avenida Brasil, os veículos terão que ser adaptados com portas à direita.

Canalização

Leonardo Viana também lembra que as obras de canalização do Córrego das Antas já estão com 80% dos trabalhos concluídos. As obras, que foram reiniciadas no segundo semestre de 2013, são realizadas em parceria com o governo federal, via Ministério das Cidades. O trabalho resolverá dois grandes e antigos problemas da região: a degradação ambiental e a mobilidade do trânsito.

A canalização do Córrego das Antas faz parte de um trabalho que busca solucionar problemas na infraestrutura da cidade de forma permanente, como a falta de mobilidade urbana. Ações já foram realizadas em diversas regiões da cidade como a canalização entre as avenidas Universitária e Afonso Pena e também no Córrego das Antas, na região do Andracel Center.