O prefeito Márcio Corrêa anunciou a nomeação de uma nova secretária para a Secretaria Municipal de Assistência Social. A partir de agora, a pasta será comandada por Jordana de Faria Pena, que substitui Jackeline Silva Macedo.

Jordana, que já ocupava a função de diretora jurídica na mesma secretaria, é advogada formada pela Universidade Evangélica de Goiás e tem pós-graduação em Direito do Trabalho. Sua trajetória na gestão pública inclui passagens pela Procuradoria Geral do Município de Anápolis, pela Secretaria Municipal de Obras e por outros órgãos importantes da cidade. Sua nomeação visa dar continuidade ao trabalho da Secretaria de Assistência Social, com foco no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.

A mudança na Secretaria de Assistência Social faz parte de um movimento maior de reorganização das pastas municipais. Jackeline Silva Macedo, que liderou a pasta anteriormente, foi transferida para a Assessoria Especial de Cerimonial, vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito. A alteração também reflete o esforço do prefeito Márcio Corrêa para otimizar a estrutura administrativa e garantir que os serviços essenciais cheguem da melhor forma possível à população.

Diário Oficial do Município de Anápolis, 18 de fevereiro de 2025 | Foto: Diário Oficial do Município de Anápolis

Primeiras ações

A partir da próxima segunda-feira, 24, a Praça do Feirão do Jundiaí será o novo ponto de inscrições para o Cadastro Único (CadÚnico) em Anápolis. O atendimento será realizado das 7h às 17h e promete oferecer mais conforto e acessibilidade aos cidadãos que buscam se inscrever no sistema de inclusão social. A mudança de local foi comunicada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que visa garantir maior comodidade para aqueles que necessitam do serviço.

O Cadastro Único é uma ferramenta importante do Governo Federal, que visa identificar as famílias de baixa renda e inseri-las em diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Para realizar o cadastro, a pessoa precisa comparecer pessoalmente ao local de atendimento e levar documentos essenciais: um documento de identificação com foto (como RG ou CNH), CPF ou título de eleitor, além de um comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja disponível, a pessoa deverá apresentar uma declaração de residência.

É importante destacar que, devido a uma atualização no sistema do Governo Federal, o atendimento para o CadÚnico estará suspenso até o próximo domingo, 23. A partir da segunda-feira, 24, as atividades serão retomadas normalmente no novo endereço, no Feirão do Jundiaí, com o objetivo de atender um número ainda maior de pessoas.

O CadÚnico também é a porta de entrada para o recebimento de outros benefícios sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Brasil. A inscrição é totalmente gratuita, e qualquer família que se enquadre nos requisitos de renda pode se registrar, facilitando o acesso a políticas públicas de assistência e serviços essenciais.

Além disso, quem já está inscrito no CadÚnico deve manter seus dados atualizados, especialmente quando houver mudança de endereço, composição familiar ou situação de renda. Para isso, a pessoa pode se dirigir aos postos de atendimento do Cadastro Único ou, em casos mais complexos, procurar a Secretaria de Assistência Social.

Mudanças nos cargos municipais

A administração municipal de Anápolis também está passando por uma série de alterações em sua equipe de governo. Além dessa troca de comando, outras mudanças também foram realizadas na equipe. O professor Iransé Oliveira, por exemplo, deixou a diretoria de Esportes e agora atua na Assessoria de Gabinete. Essas movimentações fazem parte do planejamento do prefeito para uma futura reforma administrativa, que, embora não tenha uma data definida, deve reorganizar outras áreas da gestão pública.

Além disso, o Diário Oficial do Município também trouxe novas nomeações para o Conselho Municipal de Educação, com a escolha de Márcio Bessa como presidente e Sizeny Narciso de Morais como vice-presidente. Sueni Conceição e Mara Andréia Fernandes Peixoto também foram nomeadas para cargos importantes no colegiado. Essas mudanças indicam um esforço contínuo da administração municipal em fortalecer e melhorar os serviços públicos de Anápolis.

Essas transformações, tanto no campo da assistência social quanto na estrutura administrativa, visam garantir maior eficiência e proximidade com os cidadãos, priorizando sempre o bem-estar da população.

Leia também Anápolis cria gabinete de crise contra a dengue em reunião emergencial;

“Não sou eu que julgo”, diz Mabel sobre polêmica de ida de Eerizania a Anápolis em carro oficial; veja vídeos