Novo Centro Municipal de Educação Infantil possui estrutura para atender 120 crianças em período integral
Novo Centro Municipal de Educação Infantil possui estrutura para atender 120 crianças em período integral

A Prefeitura de Anápolis inaugurou na quinta-feira, 17, mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), no Jardim Itália. A unidade, que recebeu o nome de Professora Leonor Marques Bastos Silva, possui estrutura para atender 120 crianças em período integral de zero a cinco anos. A população da região Leste da cidade passa então a contar, a partir do próximo ano, com mais um serviço público de suma importância como a educação infantil.

A solenidade de entrega da obra contou com as presenças do prefeito João Gomes (PT), da primeira-dama Lucimar Gomes, do deputado federal Rubens Otoni (PT), do ex-prefeito Antônio Gomide (PT) e da secretária municipal de Educação, Virgínia Melo. A área construída do Cmei é de 1,2 mil metros quadrados, com quatro berçários, maternal, jardim 1 e 2, dois solarium, playground, pátio coberto e refeitório. A estrutura conta ainda com laboratório de informática, sala de leitura, lactário, lavanderia, cozinha completa e estacionamento.

O Cmei Professora Leonor Marques Bastos Silva, assim como as demais da rede municipal de ensino, dispõe de quadro de profissionais completo e as refeições fornecidas aos alunos, como café da manhã, almoço, lanche e jantar, com cardápios elaborados por nutricionistas. A unidade de educação infantil foi construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa­ção/Programa Proinfância (FNDE), com contrapartida do município.

O programa financia, de forma suplementar, municípios que aderiram ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). O edifício educacional começou a ser construído em 2013 e os investimentos feitos foram R$ 1,5 milhão, dos quais R$ 319 mil resultam de contrapartida oriunda dos cofres municipais.

Amparo infantil

A dona de casa Nayara Aparecida Marques aguardava ansiosa pela inauguração do Cmeis no Jardim Itália. Ela que dois filhos, uma de dois anos e outro de seis meses, não conseguia emprego por conta da ausência de uma unidade de educação infantil que pudesse amparar as crianças enquanto ela trabalhava. “Agora tenho a oportunidade de ter um espaço em que eles serão bem cuidados”, declarou.

A secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, destacou que agora a rede conta com mais um espaço com toda a estrutura necessária. Segundo ela, os pais terão de 11 a 21 de janeiro para fazer a inscrição para o sorteio que acontecem dia 1º de fevereiro. “Estamos sempre à disposição para esclarecer aos pais como eles podem ter acesso aos serviços da Prefeitura”, afirma.

O prefeito João Gomes diz que a administração municipal tem trabalhado para aumentar os atendimentos à população sempre com a preocupação da qualidade. Segundo ele, o objetivo da administração municipal é de continuar a entregar mais Cmeis de forma descentralizada, beneficiando o maior número de anapolinos. “O que podemos ver aqui é um espaço totalmente construído, com móveis novos e uma equipe preparada para oferecer o melhor às crianças”, afirma.

Atualmente, mais nove creches estão em construção, com previsão de entrega até o fim de 2016. Os setores contemplados são Santo Antônio, Campos Elísios, Las Palmas, Munir Calixto, Nova Aliança, Pedro Ludovico, Leblon, São Conrado e Vila Fabril. De 2009 até o final deste ano, a administração municipal construiu 15 Cmeis, contribuindo para garantir que pais e mães tenham condições de se manter no mercado de trabalho enquanto seus filhos recebem os cuidados para o seu desenvolvimento físico e cognitivo.