Questiona -se sobre o período de um mandato presidencial. Uns dizem que quatro anos é pouco tempo, por isso a necessidade da reeleição. Outros dizem que cinco anos está de bom tamanho. Juscelino Kubitschek desenvolveu o Brasil 50 anos em 5, não é? Nos Estados Unidos, o presidente é eleito para um mandato de quatro anos podendo se candidatar à reeleição. Mas nem sempre foi assim. Teve presidente que morou na Casa Branca por mais de dez anos.

Franklin D. Roosevelt tomou posse na Presidência dos Estados Unidos em 1933. Ele foi eleito para resolver a crise que o país vivia em decorrência da quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. Economia em pedaços, milhões de norte-americanos desempregados. O seu New Deal conseguiu, aos poucos, retomar o crescimento econômico e os americanos voltaram a trabalhar nas inúmeras obras públicas realizadas pelo governo. Roosevelt foi reeleito. Com o avanço do nazifascismo e o mundo novamente em guerra, os americanos voltaram de novo em Roosevelt. E de novo também. Ao todo foram quatro mandatos seguidos. Time que está ganhando uma crise econômica e entrando em guerra não se mexe.

O Congresso americano resolveu acabar com essa reeleição indefinida. Principalmente os republicanos — que perderam quatro eleições presidenciais seguidas. A Constituição americana foi alterada pela 22ª emenda, aprovada em 27 de fevereiro de 1951. A partir desta data, o presidente pode ser reeleito apenas uma vez. Para quem foi reeleito, não pode reclamar da falta de tempo. Para quem foi só eleito, quatro anos foi pouco para tanto que poderia ser feito.