O Dia da Vitória é comemorado em 8 de maio. A data recorda a rendição da Alemanha aos Aliados encerrando a Segunda Guerra Mundial na Europa. Passados os festejos pelo fim do conflito que tantas destruições e mortes deixou, era preciso se pensar nos rumos a serem seguidos depois da guerra. Para isso, as principais lideranças aliadas se reuniram na cidade alemã de Potsdam para uma conferência que decidiria como ficaria a Alemanha pós-guerra, a nova ordem mundial e os tratados de paz.

Alguns líderes aliados eram novatos naquela conferência. O presidente dos Estados Unidos era Henry Truman, que assumiu o poder após a morte de Franklin Roosevelt. Os britânicos começaram a conferência representados por Winston Churchill, mas, com a derrota dos conservadores nas eleições gerais, ele foi substituído pelo trabalhista Clement Attle. O georgiano Iossif Stálin, líder soviético, era o único que participou das conferências anteriores que estava presente.

A Conferência de Potsdam acabou em 2 de agosto de 1945 e determinou uma série de medidas que foram aplicadas na Alemanha. Primeiramente o país foi desnazificado, desmilitarizado e democratizado. O território alemão foi dividido em zonas de influência entre britânicos, norte americanos, franceses e soviéticos. Estabeleceu -se a instalação de um tribunal em Nuremberg para julgar os nazistas por crimes de guerra. Além disso, os Aliados deram um ultimato ao Japão para que se rendesse. A guerra acabou na Europa, mas os japoneses continuaram lutando no Pacífico. A rendição só viria dias depois, logo após os Estados Unidos lançarem duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.

Em Potsdam aconteceu a última conferência entre os Aliados. Os ocidentais já suspeitavam do avanço de Stálin na Europa Central. Logo, eles tentaram organizar uma frente para barrar o avanço soviético. Eram os primeiros sinais da Guerra Fria. Ainda demoraria mais um pouco até o Dia da Vitória concretizar a paz mundial.