Euler de França Belém
Euler de França Belém

TV Anhanguera demite a jornalista-editora Núbia Lobo Morais

Carolina Pandolfo, editora do núcleo de rede, é sua substituta interina

Núbia Lobo Morais foi demitida da TV Anhanguera | Foto: Facebook

A diretora interina de Jornalismo da TV Anhanguera, Brenda Freitas, demitiu na segunda-feira, 9, a jornalista Núbia Lobo Morais, editora-chefe do “Jornal Anhanguera”, o noturno. Ela trabalhou dez anos na afiliada da TV Globo, uma empresa do Grupo Jaime Câmara. Sua substituta interina é Carolina Pandolfo, editora do núcleo de rede.

Como Núbia Lobo Morais é uma profissional experimentada, altamente respeitada pelos colegas e pelo mercado, atribui-se a demissão a problemas pessoais; ela e Brenda Freitas não estavam se entendendo. Há indícios de que a demissão tem a ver com a possível volta de Orlando Loureiro — que a Globo trata como profissional de primeira linha — à diretoria de Jornalismo da TV Anhanguera. Loureiro teria mais apreço pela jornalista afastada do que por Brenda Freitas (também apontada pelos colegas como competente).

Carolina Pandolfo é a substituta interina de Núbia Lobo Morais | Foto: Facebook

A audiência do “Jornal Anhanguera”, em sua segunda edição, não caiu (subiu de 15% para 20%). Ao contrário do “Jornal Anhanguera”, edição do almoço, que tem perdido, em audiência, para o jornalismo da TV Serra Dourada (“Jornal do Meio Dia”) e da TV Record (“Balanço Geral”).

Grupo Zahran deve assumir a TV Anhanguera brevemente

Funcionários da TV Anhanguera dizem que o pessoal do Grupo Zahran, próximo proprietário da emissora, ainda não circula na empresa. Mas procede que o jornalista Orlando Moreira, que deverá ser o diretor de Jornalismo da afiliada da TV Globo, tem conversado com alguns profissionais locais. Os jornalistas da TV Anhanguera apreciam, no geral, seu comando, porque o consideram criativo e nada burocrático. Ele valoriza o profissionalismo e a dedicação ao jornalismo e à empresa.

Orlando Loureiro é cotado para assumir a direção de Jornalismo da TV Anhanguera

A contratação de Luciano Moreira, ex-Globo News, não foi uma decisão do Grupo Zahan, e sim de Brenda Freitas. Mas funcionários da TV Anhanguera dizem que a venda da TV Anhanguera é mesmo iminente—os dois grupos estariam apenas “acertando a documentação” —, porque não se faz mais investimentos. Está difícil até comprar uma bateria para câmera, dizem jornalistas.

A cúpula da TV Globo tem cobrado melhores resultados, notadamente em termos de audiência, da emissora goiana. Ante a possibilidade de venda, que estaria acertada, há um clima de instabilidade na emissora. Os funcionários dizem que a cúpula do Grupo Jaime Câmara não repassa informações nem mesmo superficiais sobre a negociação. “Ficamos sabendo da venda pelo Jornal Opção”, admite um editor. O diretor Guliver Leão confirmou a venda para o Jornal Opção, em entrevista gravada, por telefone.

Um terreno que fica em frente à sede do Grupo Jaime Câmara não entrará no negócio. Tanto que já está fechado com cadeado. Para não ser usado.

Quadro da audiência das emissoras em Goiás

Deixe um comentário