Euler de França Belém
Euler de França Belém

TV Anhanguera demite a jornalista-editora Núbia Lobo Morais

Carolina Pandolfo, editora do núcleo de rede, é sua substituta interina

Núbia Lobo Morais foi demitida da TV Anhanguera | Foto: Facebook

A diretora interina de Jornalismo da TV Anhanguera, Brenda Freitas, demitiu na segunda-feira, 9, a jornalista Núbia Lobo Morais, editora-chefe do “Jornal Anhanguera”, o noturno. Ela trabalhou dez anos na afiliada da TV Globo, uma empresa do Grupo Jaime Câmara. Sua substituta interina é Carolina Pandolfo, editora do núcleo de rede.

Como Núbia Lobo Morais é uma profissional experimentada, altamente respeitada pelos colegas e pelo mercado, atribui-se a demissão a problemas pessoais; ela e Brenda Freitas não estavam se entendendo. Há indícios de que a demissão tem a ver com a possível volta de Orlando Loureiro — que a Globo trata como profissional de primeira linha — à diretoria de Jornalismo da TV Anhanguera. Loureiro teria mais apreço pela jornalista afastada do que por Brenda Freitas (também apontada pelos colegas como competente).

Carolina Pandolfo é a substituta interina de Núbia Lobo Morais | Foto: Facebook

A audiência do “Jornal Anhanguera”, em sua segunda edição, não caiu (subiu de 15% para 20%). Ao contrário do “Jornal Anhanguera”, edição do almoço, que tem perdido, em audiência, para o jornalismo da TV Serra Dourada (“Jornal do Meio Dia”) e da TV Record (“Balanço Geral”).

Grupo Zahran deve assumir a TV Anhanguera brevemente

Funcionários da TV Anhanguera dizem que o pessoal do Grupo Zahran, próximo proprietário da emissora, ainda não circula na empresa. Mas procede que o jornalista Orlando Moreira, que deverá ser o diretor de Jornalismo da afiliada da TV Globo, tem conversado com alguns profissionais locais. Os jornalistas da TV Anhanguera apreciam, no geral, seu comando, porque o consideram criativo e nada burocrático. Ele valoriza o profissionalismo e a dedicação ao jornalismo e à empresa.

Orlando Loureiro é cotado para assumir a direção de Jornalismo da TV Anhanguera

A contratação de Luciano Moreira, ex-Globo News, não foi uma decisão do Grupo Zahan, e sim de Brenda Freitas. Mas funcionários da TV Anhanguera dizem que a venda da TV Anhanguera é mesmo iminente—os dois grupos estariam apenas “acertando a documentação” —, porque não se faz mais investimentos. Está difícil até comprar uma bateria para câmera, dizem jornalistas.

A cúpula da TV Globo tem cobrado melhores resultados, notadamente em termos de audiência, da emissora goiana. Ante a possibilidade de venda, que estaria acertada, há um clima de instabilidade na emissora. Os funcionários dizem que a cúpula do Grupo Jaime Câmara não repassa informações nem mesmo superficiais sobre a negociação. “Ficamos sabendo da venda pelo Jornal Opção”, admite um editor. O diretor Guliver Leão confirmou a venda para o Jornal Opção, em entrevista gravada, por telefone.

Um terreno que fica em frente à sede do Grupo Jaime Câmara não entrará no negócio. Tanto que já está fechado com cadeado. Para não ser usado.

Quadro da audiência das emissoras em Goiás

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.