Euler de França Belém
Euler de França Belém

Livro mostra como, em poucos dias, foram tomadas decisões que mudaram os rumos da Segunda Guerra Mundial

Layout 1A Segunda Guerra Mundial é o assunto do momento, e não apenas no Brasil, é claro. Agora, pela Editora Objetiva, sai “22 Dias: As Decisões Que Mudaram o Rumo da Segunda Guerra Mundial” (400 páginas, tradução de Maria Beatriz de Medina), de David Downing. É um relato detalhado e circunstanciado de como, em poucos dias, Hitler perdeu a batalha para os Aliados.

Leia trecho da sinopse fornecida pela Editora Objetiva

“O destino de Hitler estava selado. O destino de Mussolini estava selado. Quanto aos japoneses, seriam transformados em pó. Todo o resto foi meramente a aplicação apropriada de força avassaladora.” — Winston Churchill

“A frota japonesa levou 22 dias para navegar do Japão a Pearl Harbor; os mesmos 22 dias que testemunharam o ataque alemão a Moscou e as batalhas no norte da África. Os alemães não conseguiram capturar a capital soviética e os japoneses conseguiram provocar a entrada dos americanos na guerra. Esses 22 dias selaram o destino da Segunda Guerra Mundial.

Em 22 dias: as decisões que mudaram o rumo da Segunda Guerra Mundial, David Downing dedica um capítulo a cada dia desse período decisivo — narra os preparativos, as manobras diplomáticas e as batalhas. O cenário varia de aldeias cheias de neve na Rússia até o norte do Pacífico, do deserto africano às principais capitais europeias, de Tóquio a Washington.

Mesclando relatos de soldados comuns, marinheiros e aviadores com figuras políticas e militares importantes, 22 dias constrói uma narrativa fascinante das decisões que definiram o rumo de uma guerra. O fim gradual do avanço alemão na Rússia congelada pelo inverno, a escassez de recursos dos soldados de Hitler no norte da África, a expedição da frota japonesa e a institucionalização do Holocausto são narrados como uma contagem regressiva de tirar o fôlego.”

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.