Marilyn Monroe e Frank Sinatra descansando em Goiás? Parece mentira, mas é história
17 junho 2026 às 19h14

COMPARTILHAR



A cidade virou um refúgio para muitos famosos que queriam “desaparecer” por algum tempo, entre eles o ator e cantor Frank Sinatra, o ator Clarke Gable de “…e o vento levou”, Marilyn Monroe, Jerry Lewis, Dean Martin, ator que virou presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan e Nancy Reagan e uma imensa lista de outros famosos






Bolha foi atrás de uma história que parece até mentira, mas ela é real e aconteceu em Goiás. Há pouco mais de 70 anos, era em Anápolis e arredores que muitas estrelas de Hollywood fugiam para dar um tempo dos holofotes, da fama e até da própria indústria do cinema.
O eixo estrelado que ligou Los Angeles e Anápolis foi estabelecido a partir da chegada de Joan Lowell, estrela dos filmes de Charles Chaplin. Em 1937, apesar do sucesso, ela estava infeliz com a carreira e resolveu dar um tempo num navio transatlântico rumo à América do Sul. Como num filme, Joan acabou se apaixonando pelo capitão do navio, Leek Bowen. Ela acreditava que o romance chegaria ao fim assim que chegasse ao porto de Santos, em São Paulo, mas pra sua surpresa o capitão a pediu em casamento e ela aceitou.


Os dois resolveram morar no Brasil que nesse época vivia os anos do Estado Novo e a “Marcha para o Oeste” (Goiânia surgiu a partir deste projeto de ocupação da região central do Brasil). Bowen pensou em trabalhar na abertura de estradas, então, o casal viajou rumo a Jaraguá onde se estabeleceu.
Mas Joan Lowell ficou doente e eles tiveram que buscar tratamento no hospital mais próximo que ficava em Anápolis. Ela ficou internada por algum tempo no Hospital Evangélico, o melhor da cidade. Quando ficou curada, ela e o marido estavam praticamente sem recursos. O dono do hospital, doutor James Fanstone,que já tinha reconhecido a atriz dos filmes de Chaplin, resolveu ajudá-los e cedeu ao casal uma chácara localizada na saída para Goiânia. A capital de Goiás, a 60 km de Anápolis, em 1937, tinha apenas 4 anos idade. Os dois se mudaram para a chácara que, hoje, não existe mais. No local está o Parque da Juventude Onofre Quinan.


Neste período, Joan Lowell escreveu um livro que iria mudar não só a sua vida, mas da pequena Anápolis e de muitas estrelas de Holywood: “Terra Prometida”. A obra, uma autobigrafia onde ela relata sua vida em terras anapolinas, vira “best seller” nos Estados Unidos e gera muita curiosidade entre seus amigos da indústria do cinema norte-americano, entre eles a atriz Janet Gaynor, a primeira a ganhar um Oscar. Gaynor resolve visitar Joan Lowell e o marido e viaja rumo a Anápolis determinada a comprar terras na região.



O sucesso de “Terra Prometida” provocou uma corrida de estrageiros interessados em adquirir propriedades nessa região e Bowell virou uma espécie de corretora, já que ela também era americana e podia fazer “a ponte” entre os compradores que não falavam português e os proprietários de terras anapolinos. Com as comissões que recebeu, ela e o marido compraram uma fazenda. Atualmente, no local, funciona uma clínica de reabilitação, próxima à Base Aérea de Anápolis.

Foi lá que a atriz Janet Gaynor ficou hospedada. As duas já eram amigas e foi a partir da chegada de Gaynor à Anápolis que Holywood quase se mudou para Goiás.

HOLLYWOOD É AQUI
Janet Gaynor adquiriu terras e construiu diversas casas em Anápolis na década de 50, onde passava temporadas.


Numa dessas viagens ao cerrado brasileiro, ela enviou um telegrama à amiga e também atriz, Mary Martin, convidando-a à conhecer Goiás. Martin foi uma das maiores de Holywood era muito famosa nos Estados Unidos e ficou mundialmente conhecida por interpretar Peter Pan em sua primeira adaptação para o cinema.


Ela veio, e logo de cara se apaixonou pela região. Martin tomou gosto pela tranquilidade do interior de Goiás e também decidiu comprar propriedades nos arredores de Anápolis. Pouco tempo depois ela e o marido resolveram se mudar para a fazenda que havia comprado onde construíram uma casa “holywoodiana”. A propriedade foi batizada “Nossa Fazenda Halliday”.

Mary Martyn e o marido, produtor Richard Halliday criaram o filho, também famoso, em Anápolis. O Larry Hagman ficou mundialmente conhecido por conta do personagem vilão JR Ewing do seriado Dallas, exibido no Brasil na década de 80.

Mary após mudar-se para Anápolis abandonou a carreira, e, por ali, eram conhecidos por Dona Maria e seu Ricardo. Foram praticamente “adotados” pelos anapolinos e eram queridos na cidade.
A “Nossa Fazenda” como era conhecida a propriedade do casal norte-americano, segundo testemunhas era um lugar muito reservado e não era qualquer um que podia entrar ali.

A ex-ariz tinha muitos amigos em Holywood e fez da sua casa um refúgio para muitos famosos que queriam “desaparecer” por algum tempo, entre eles o ator e cantor Frank Sinatra, o ator Clarke Gable de “…e o vento levou”, Marilyn Monroe, Jerry Lewis, Dean Martin, o ator que virou presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan e Nancy Reagan e uma imensa lista de tantos outros famosos que passaram temporadas em Anápolis.

O casal morou em Anápolis por mais de 20 anos até a morte de Richard Halliday na década de 70. Após o falecimento do marido, Mary e o filho Larry Hagman retornam para os Estados Unidos e vendem a fazenda.
Hoje, a casa está em ruínas e não há intenção dos proprietários em restaurá-la. Por algum tempo, houve o desejo do poder público e até dos donos da fazenda em preservar e reconstruir a casa de Mary Martin, mas até hoje, ela permanece em ruínas e a história que um dia Holywood passou por aqui, assim como o famoso filme de um de seus ilustres forasteiros visitantes, o vento levou.





