Cientistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) documentaram pela primeira vez a presença de uma espécie de Pacu, denominada de Myloplus Nigrolineatus no rio Traíras, localizado em Niquelândia, dentro do território do Legado Verdes do Cerrado. Este é o primeiro registro dessa espécie em Goiás, sendo que ela é nativa do Sistema Hidrográfico Tocantins-Araguaia. Essa espécie foi descoberta recentemente pela ciência em 2020, nos principais afluentes da Bacia do rio Amazonas, nos estados do Amazonas e Pará.

A descoberta da espécie no norte de Goiás resulta de um projeto chamado “Levantamento da Ictiofauna” realizado pelo Legado Verdes do Cerrado, uma iniciativa que tem como objetivo mapear as espécies de peixes na região.

Os pesquisadores envolvidos nesse projeto são Rafael Braga do Amaral, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFG, e a professora Luciana Damacena Silva, pós-doutorada em Parasitologia, que coordena a pesquisa de parasitos em peixes na Reserva.

O levantamento no rio Traíras começou em 2020 e foi encomendado pelo Legado Verdes do Cerrado, visando identificar as espécies de peixes presentes ao longo do rio Traíras, dentro dos limites da Reserva.