Moradores de Anápolis podem ter acesso gratuito a medicamentos e outros itens de saúde por meio do programa Farmácia Popular. Mais de 60 estabelecimentos credenciados estão distribuídos pela cidade e oferecem produtos destinados ao tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, asma, glaucoma e colesterol, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Para retirar os medicamentos, o paciente deve apresentar documento oficial com foto, CPF e receita médica válida, que pode ter sido emitida tanto por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto da rede particular. As unidades participantes estão espalhadas por diferentes regiões de Anápolis, incluindo bairros como Vila Jaiara, Jardim Arco Verde, Parque Residencial das Flores, Parque Calixtópolis, JK Nova Capital, Vila Santana, Bairro de Lourdes e o Centro.

Como localizar as farmácias credenciadas

Os estabelecimentos que participam do programa podem ser reconhecidos pelo símbolo do Farmácia Popular, normalmente exposto na fachada. A relação completa das unidades, com os respectivos nomes e endereços, pode ser consultada no site do Ministério da Saúde.

Entre os medicamentos disponibilizados estão opções para o tratamento de asma, diabetes, glaucoma, rinite, hipertensão, osteoporose, colesterol e doença de Parkinson. Também fazem parte do programa anticoncepcionais e produtos para incontinência urinária, como fraldas geriátricas. Entre os princípios ativos oferecidos estão metformina, glibenclamida, insulinas humana NPH e regular, dapagliflozina, losartana, atenolol, captopril, hidroclorotiazida, sinvastatina, alendronato de sódio, carbidopa e levodopa, entre outros. A dapagliflozina, por exemplo, é disponibilizada para casos de diabetes associada a doença cardiovascular.

Dignidade Menstrual

O Farmácia Popular também integra a política de acesso gratuito a absorventes pelo programa Dignidade Menstrual. Nesse caso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O benefício atende pessoas de 10 a 49 anos em situação de vulnerabilidade social e permite a retirada de 40 unidades de absorventes a cada período de 56 dias. Para os demais medicamentos e itens citados, a inscrição no CadÚnico não é exigida.

Leia também:

“Eu não queria ter que fechar”: empresária de Anápolis faz apelo após se endividar para manter restaurante