Se eleito prefeito, Vanderlan deixa de ser um político estadual; se perder, vai abalado pra reeleição
09 abril 2023 às 00h00
COMPARTILHAR
O senador Vanderlan Cardoso está numa encruzilhada política das mais, digamos, perigosas.
Se for eleito prefeito de Goiânia, em 2024, Vanderlan Cardoso deixa de ser um político estadual e volta a ser um político “municipal” — como ocorreu com Iris Rezende, do MDB, depois de sua derrota para governador em 1998. O emedebista foi eleito três vezes prefeito da capital, mas não voltou a ter mandato estadual.
Porém, se disputar a prefeitura da capital e for derrotado — uma possibilidade alta, se Ana Paula Rezende, do MDB, for candidata —, Vanderlan Cardoso dificilmente terá condições de disputar mandato de senador em 2026. Irá, possivelmente, a deputado federal.
No momento, Vanderlan Cardoso opera, em Brasília, para tentar assumir o comando do PSD em Goiás. “O senador só não se filia ao Republicanos porque o partido já tem candidato a prefeito em Goiânia. Como se sabe, o prefeito Rogério Cruz vai tentar a reeleição”, afirma um deputado.
Um político de Senador Canedo diz que Vanderlan Cardoso trabalha com a seguinte programação: vai disputar mandato de prefeito em Goiânia, em 2024; se for eleito, disputará a reeleição em 2028. Em seguida, na disputa de 2030, quando terá 68 anos, seria candidato a governador. (E.F.B.)