Por que Joaquim Guilherme e Rogério Troncoso disputam Mayclynn a “tapa”
23 julho 2023 às 00h00
COMPARTILHAR
Sabe o leitor qual é o objeto de desejo político em Morrinhos? Esclareça-se: não é uma miss, não é uma modelo, não é uma mulher. É um homem. O quê? Sim, é um jovem.
Pesquisas indicam que Morrinhos terá, em outubro de 2024, daqui a um ano e dois meses, uma das eleições mais disputadas da história do município. De um lado, o prefeito, Joaquim Guilherme (de saída do PSDB). De outro, o ex-prefeito Rogério Troncoso (MDB). Há, claro, uma terceira via — o ex-vereador e ex-deputado Maycllyn Carreiro, do Solidariedade.
Joaquim Guilherme e Rogério Troncoso são, ambos, muito fortes. Por isso, qualquer um deles pode ser eleito. No momento, o ex-prefeito parece mais consistente, eleitoralmente, do que o prefeito. Mas este faz uma gestão tão eficiente quanto a do administrador anterior. No quesito gestão, é provável que estejam empatando. O que vai diferençá-los é a capacidade de cada um de fazer política.
E é aí que entra o objeto de desejo de todos — sim, o jovem Maycllyn Carreiro. Joaquim Guilherme e Rogério Troncoso olham para o garoto e seus olhos brilham. Todos querem Maycllyn? Por que todos querem o integrante do Solidariedade? Por que é jovem e bonito? Deixe de pensar bobagem, leitor.
Na verdade, a questão é puramente política, não tem nada com sexy appeal.
Ocorre o seguinte: Maycllyn é popular e, mesmo que tenha dificuldade de emplacar, tende a ter de 10% a 20% dos votos. Ou seja, como aliado, numa disputa apertada entre Joaquim Guilherme e Rogério Troncoso, pode desequilibrar o jogo para um ou para o outro. É a razão para a disputa do garoto.
Todos querem Maycllyn na vice. O problema é que o jovem não quer ser vice. Quer ser candidato a prefeito, o que é um direito dele.
Há uma questão chave: Joaquim Guilherme vai disputar a reeleição pelo PSDB, partido de oposição ao governador Ronaldo Caiado, do União Brasil? Se for, vai jogar praticamente toda a base governista na campanha de Rogério Troncoso. Tem escapatória? Com uma filiação ao União Brasil, dirigido em Morrinhos por Tiago Mendonça — principal aliado de Maycllyn —, o hoje tucano pode conquistar: 1 — o apoio de Maycllyn, o vice dos sonhos; 2 — o apoio de Tiago Mendonça; e 3 — o apoio de parte da base governista (exceto o MDB de Daniel Vilela). (E.F.B.)