Nova Silvye Alves deve enfrentar Marra e Magal na eleição para prefeito de Caldas Novas
26 março 2023 às 00h16
COMPARTILHAR
A tendência em Caldas Novas é uma disputa eleitoral feroz entre o prefeito Kleber Marra, do Republicanos, e o ex-prefeito Evandro Magal, do Patriota.
Magal tem desgastes, por ter sido prefeito várias vezes e ter respondido a processos judiciais, inclusive por improbidade administrativa. Mas é imensamente popular e, também, um ás em campanhas eleitorais. Seu discurso é afiado e sabe falar com o povão. Parece fênix: quando se pensa que está destruído, como agora, costuma renascer das cinzas e, às vezes, ser eleito prefeito da cidade das águas quentes.
Consta que o problema de Magal, no momento, é falta de estrutura. Primeiro, não tem grana própria para pôr na campanha. Segundo, seu partido, o Patriota, não tem quase nenhuma força no Câmara dos Deputados e, por isso, seu fundo eleitoral é pequeno, quase nulo. Por isso, o ex-prefeito terá de contar com recursos locais, quer dizer, de apoiadores de Caldas Novas. Há gente da área do turismo “insatisfeita” com a gestão de Kleber Marra.
“Magal é muito bom de campanha e, mesmo com poucos recursos financeiros, tem chance de derrotar o prefeito Kleber Marra”, afirma um vereador.
Kleber Marra enfrenta desgastes e é tido como um político “meio desanimado”. Mas o prefeito conta com dois trunfos. Primeiro, tem o controle da máquina pública — que sempre teve peso decisivo nas disputas eleitorais do município. Segundo, a deputada Magda Mofatto e o empresário Flávio Canedo — que devem trocar o PL pelo Patriota, em breve — decidiram apoiá-lo, até para tentar evitar a volta de Magal, que alguns chamam, maldosamente, de “Príncipe das Irregularidades”.
Em dois anos e três meses, Kleber Marra não conseguiu conquistar o aplauso dos moradores de Caldas Novas. É visto como uma espécie de “maquiador”. “O prefeito vive falando que, quando chegar um empréstimo de 100 milhões de reais, aí sua gestão vai deslanchar. Como se sabe, há o problema das licitações públicas, que são sempre complicadas e demoradas. Então, é bem possível que o prefeito não conseguirá fazer muito do que planeja. Porém, se conseguir superar os desgastes, fazendo pelo menos algumas obras importantes, como a recuperação das ruas, e não apenas as das áreas turísticas, pode melhorar sua imagem e derrotar qualquer outro candidato, inclusive Magal”, frisa um vereador de sua base.
O ex-prefeito Ney Viturino também está colocando seu nome para a disputa. Entretanto, em briga de tubarões — Magal versus Kleber Marra —, pode se tornar sardinha para os gigantes “gulosos”. Mas seus aliados acreditam que, no caso de uma grande guerra entre Magal e o prefeito, ele pode ser visto como alternativa ou terceira via.
A Silvye Alves de Caldas Novas?
Há outro nome correndo por fora e está se tornando tremendamente popular. Trata-se da jornalista Lúcia Moreno;
Lúcia Moreno trabalhou na Rádio Tropical, de José Araújo, e na Rádio Pousada e na TV Caldas, de Magda Mofatto. Hoje, como repórter independente, se tornou a principal voz de oposição à gestão de Kleber Marra. Ela opera o blog “Lúcia Moreno — De Cara com a verdade”. No blog, fala de vários assuntos, inclusive de sua mãe, que tem 89 anos. É um sucesso. A jornalista é formada em Direito.
Corajosa, Lúcia Moreno tem enfrentado os poderosos da cidade, e não teme intimidações. Recentemente, ganhando o aplauso da sociedade, criticou, com firmeza, o auxílio-alimentação de 1.300 reais para os vereadores (por sinal, só dois fazem oposição à gestão de Kleber Marra). A “bolsa família” dos legisladora é vista como uma vergonha pelos moradores de Caldas Novas.
Dadas suas críticas e posicionamento firme, Lúcia Moreno pode se tornar o nome da renovação em Caldas Novas. Nas ruas, é cumprimentada e abraçada pela população. Tornou-se uma celebridade.
“Kleber Marra não percebeu, mas está surgindo a Silvye Alves de Caldas Novas. Lúcia Moreno é uma comunicadora nata, o que Kleber Marra não é. Em termos de comunicação, de facilidade de falar com o povo, ela só tem um rival — Magal”, conta um jornalista que trabalhou durante anos em Caldas Novas.
Magal tem dito a aliados que fará o impossível para colocar Lúcia Moreno como vice. Seu receio é que a jornalista cresça muito e o “engula” como principal nome das oposições. Há quem postule que uma chapa com Magal para prefeito e Lúcia Moreno na vice é “imbatível”. Consta que Kleber Marra, preocupado, também pode oferecer a vice para a jornalista. Mas por que, se todos a temem, a blogueira não pode ser candidata a prefeita?
Comenta-se que Kleber Marra, apesar de ter feito as pazes com seu vice, Silio Junqueira, vai trocá-lo, em 2024, possivelmente por Flávio Canedo, o nome que talvez seja bancado por Magda Mofatto (Flávio e Magda são casados). (E.F.B.)